Lorena Brandão presta homenagem aos Cronistas Desportivos de Salvador em sessão especial na Câmara

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMS

“Uma manhã de agradecimento a todos esses profissionais que são responsáveis por levar informação, emoção e alegria a todos aqueles que gostam e praticam esporte”, afirma a vereadora Lorena Brandão (PSC), sobre a sessão especial em Homenagem aos Cronistas Desportivos de Salvador, de sua autoria, que ocorreu nesta segunda-feira (15), pela manhã, no Plenário Cosme de Farias.

A ideia da homenagem foi do deputado estadual Heber Santana (PSC) que já havia realizado uma sessão com o mesmo tema na Assembleia Legislativa.

Com uma plateia composta por radialistas, jornalistas e estudantes, a vereadora abriu a sessão definindo o trabalho do cronista desportivo como aquele que leva emoção e alegria para todos os ouvintes e telespectadores.

“Através de suas palavras nos emocionamos. São vocês que com alegria e emoção trazem o entendimento do nosso querido esporte. Entrar no campo e entrevistar o ídolo nacional e local é um sonho para todos que vocês realizaram. Imagino o reconhecimento de vocês lá fora, de uma nação tão sofrida por condições melhores, mas que pelo futebol e o esporte encontram alento para as suas almas”, afirma Lorena Brandão.

Em seguida, o radialista e presidente da Associação Brasileira dos Cronistas Desportistas (ABCD), Márcio Martins, contou um pouco de sua trajetória como profissional que começou há 30 anos.
Márcio Martins também expôs e reclamou sobre o fato dos clubes esportivos quererem cobrar pelo direito de transmissão de voz, algo que já ocorre na TV. Para o presidente da associação “pode significar o fim da cobertura de jogos esportivos em emissoras de rádio, restringindo-as para apenas os campeonatos locais”.

Logo em seguida, o bispo da Igreja Batista Caminho das Árvores e jornalista, Átila Brandão, expôs um pouco de sua carreira como apresentador de programa de rádio e também participante de grupos de capoeira. Por fim, o bispo quebrando o protocolo da cerimônia aproveitou a passagem do Dia das Mães citando a sua esposa e homenageando a sua filha, a vereadora Lorena Brandão, com um buquê de flores.

Por fim, Heber Santana reforçou a ideia da capacidade do cronista em transmitir a emoção do esporte, além de do papel social do esporte na sociedade. “Esta sessão traz um alento à importância de viver e gerar ações que façam da sociedade um lugar melhor”, afirma.

Ressocialização 

O coordenador do Copa Evangélica, Eliseu Barros, explicou que o trabalho realizado pelo esporte tem um cunho social. Realizado em parceria com Lorena Brandão a Copa reúne participantes de diferentes denominações evangélicas, na qual organizam um campeonato de futebol que incluem em seus times pessoas envolvidas com as drogas e o tráfico. Também são arrecadadas cestas básicas e feitas doações de sangue.

Ao final da sessão a vereadora entregou um simbólico troféu aos jornalistas e cronistas desportivos presentes: Ivanildo Fontes, Emídio Pinto, Paulo Viana, Paulo Oliveira, Reinaldo Oliveira, Rafael Machado, Nivaldo Jaqueira.

Fonte: Secom/CMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …