
Membro da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul – CPCMS, o deputado federal (PTB-BA), Benito Gama, informou na manhã de segunda-feira (29), com exclusividade, a aprovação por unanimidade da comissão por democracia na Venezuela. A reunião de relações internacionais aconteceu em Montevidéu e segundo o parlamentar, é o primeiro passo de um processo importante para resultar na saída da Venezuela do Mercosul.
“Isso porque não atende às cláusulas democráticas”, afirma.
O bloco composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai acionaram no último sábado (1º) a chamada cláusula democrática contra a Venezuela, dentro do Mercosul, em Buenos Aires. De acordo com o comunicado oficial a motivação foi “a ruptura da ordem democrática” na Venezuela.
Em 2013, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 1290/13, da CPCMS, que aprova o texto do Protocolo de Montevidéu sobre Compromisso com a Democracia no Mercosul. O protocolo determina, em caso de ruptura da ordem democrática, medidas a serem tomadas pelos países signatários.
“A reunião teve como foco principal esta crise na Venezuela em busca de soluções. Afinal, não podemos compactuar com um país que diz não à democracia. Há um processo longo para levar à expulsão e nós esperamos que atenda as expectativas do parlamento Mercosul”, afirma o deputado Benito Gama.
Fonte: Site do Deputado Federal Benito Gama (PTB-BA)