ACM Neto firma contrato do Prodetur com o BID para investimentos no turismo de Salvador

Credito: Rafael Santana/TV Servidor

O turismo em Salvador ganha, a partir de agora, um grande impulso para o seu desenvolvimento. O prefeito ACM Neto assinou na tarde desta terça-feira (6), o contrato do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que a Câmara aprovou na legislatura passada, para investimentos em obras no sentido de garantir desenvolvimento do turismo em Salvador. O documento foi assinado no Fera Palace Hotel, na Rua Chile, no Centro da cidade, durante solenidade na tarde de hoje.

Entre as autoridades presentes, estavam, além do prefeito, o vice-prefeito Bruno Reis, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timoran, a procuradora da Fazenda Nacional, Sueli Dib, os secretários municipais da Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e da Casa Civil, Luiz Carreira, entre outras autoridades e lideranças, secretários, vereadores da base de governo, além de artistas baianos, entre eles, Carlinhos Brown.

Com o contrato firmado, Salvador se torna a primeira cidade do país a conseguir um financiamento no BID para o Prodetur e assegura novamente a credibilidade nacional e internacional e as condições necessárias para efetuar operações de empréstimo, alcançando um novo patamar no desenvolvimento econômico. O financiamento será de US$ 105 milhões, sendo metade recursos próprios da Prefeitura, como contrapartida. Os recursos serão destinados a alavancar o turismo na cidade, dentro do programa Salvador 360, lançado recentemente pelo prefeito. Esta é a primeira vez na história que Salvador receberá recursos do Prodetur, financiados pelo BID e antes restrito ao Nordeste.

A aprovação pelo Senado que autorizou a operação de crédito para o empréstimo contribuiu para desarquivar e destravar o projeto.

Intervenções – O programa prevê intervenções nos principais pontos da cidade, além de revitalização do Centro, ampliação das calçadas, criações de áreas de lazer e reordenamento do trânsito no entorno da Avenida Sete de Setembro, obras de urbanização, saneamento e drenagem, reformas, entre outros projetos.

Dentre os principais projetos que serão implementados com esses recursos estão a requalificação da Avenida Sete de Setembro, entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves; a implantação do Museu da História da Cidade e do Arquivo Público, na Praça Cairu; e as reformas dos trechos de orla de Stella Maris- Flamengo-Ipitanga e Barra-Ondina. Todas as ações foram detalhadas nesta terça-feira (06). A coordenação executiva do Prodetur em Salvador ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Conforme o prefeito ACM Neto, os investimentos em Salvador darão configuração moderna a cidade e contribuirá para requalificação da infraestrutura, do comércio e de setores de serviço, em especial, os ligados ao turismo.

“Salvador é agraciada por Deus com uma beleza natural extraordinária e o que enriquece ainda mais é a riqueza cultural e turística da cidade. Salvador é a primeira capital do Brasil e a primeira cidade brasileira a assinar esse contrato com o BID para mostrar a diferença de gestão para o desenvolvimento do turismo na cidade”, destaca o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, fez uma apresentação do programa para um auditório repleto de autoridades e lideranças. De acordo com Tinoco, o investimento será destinado à qualificação da infraestrutura urbana e turística da cidade.

“Esse investimento visa melhorar a infraestrutura de todo o trade turístico para incentivar a cultura e o turismo na cidade, que são duas atividades que movimentam a economia da Salvador, a primeira capital do país”, resume.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, que marcou presença na solenidade de assinatura do contrato do Prodetur com o BID, destacou que este investimento é o resultado da gestão eficiente do prefeito ACM Neto que coloca Salvador no desenvolvimento do turismo.

“O prefeito se preocupa com o turismo e deu provas disso no Carnaval. Salvador leva o turismo a sério. Apenas gestores, como ACM Neto, que acreditam no turismo e são eficientes conseguem estes recursos de crédito do BID. Dá gosto investir na cidade porque os recursos são aplicados com transparência. O Ministério do Turismo investe em cidades que se preocupam com o turismo e estes investimentos darão nova vida a cidade que é a primeira capital do Brasil. O ministério está a disposição de Salvador para avançar no desenvolvimento do turismo em salvador”, garante o ministro.

Na metade da solenidade, o representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timoran, destacou que este projeto é especial para o banco e para Salvador.

“Esse projeto é especial para o BID e para Salvador. Quero celebrar este momento para que este projeto atinja seu objetivo esperado”, disse Flórez.

O Prodetur em Salvador contempla as áreas estratégicas para os investimentos e tem por objetivo qualificar a infraestrutura, serviços e produtos turísticos do estado, promover o desenvolvimento sustentável nos territórios turísticos, ampliar a participação dos destinos turísticos nos mercados nacional e internacional e contribuir para a geração de divisas e empregos na atividade do turismo.

Entre as estratégias a serem adotadas com os recursos: diversificação dos segmentos turísticos, qualificação dos produtos e serviços e atração de demanda turística diversificada.

Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …