Julgamento da chapa Dilma-Temer: TSE retoma ação nesta quarta

Crédito: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomaram na manhã desta quarta-feira (7), por volta das 9h10, o julgamento que pode cassar a chapa Dilma-Temer. A expectativa é que seja discutido se será considerado os depoimentos de delações na Operação Lava Jato.

O tema começou a ser discutido nesta segunda (5), no primeiro dia da sessão, quando as defesas de Dilma e Temer defenderam que o material não seja usado. Já o relator do processo, o ministro Herman Benjamin, tem posição contrária. Para ele, as delações confirmam o pagamento de caixa 2 para a chapa, configurando irregularidade.

O mesmo posicionamento tem o vice-procurador geral eleitoral Nicolao Dino, que alega que a campanha da Dilma e Temer recebeu cerca de R$ 150 milhões em caixa 2 da Odebrecht.

Na retomada do julgamento da chapa Dilma-Temer nesta quarta-feira, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continuarão a discutir as questões preliminares trazidas pelas defesas de Dilma e de Temer, após na noite de ontem haver sido superada as fases de leitura de relatório, sustentações orais e quatro preliminares terem sido rejeitadas pelo plenário.

A discussão mais importante que deve acontecer nesta manhã é sobre a preliminar que define se os depoimentos de delatores da Odebrecht e os do casal de publicitários João Santana e Mônica Moura devem ter validade no processo. As defesas de Temer e de Dilma sustentam que é incabível o uso dos delatores como provas porque excederia o objeto inicial da acusação, feita pelo PSDB, logo após a eleição de 2014.

Na chegada nesta quarta-feira, os advogados de Temer e de Dilma falaram sobre esta preliminar, na qual apostam fichas.

O relator, ministro Herman Benjamin, disse que essa preliminar está ligada ao mérito da ação, “como irmãs siamesas”. As revelações feitas pela Odebrecht são consideradas por ministros e advogados como as mais graves, que implicam a chapa como um todo – e, portanto, perigosas ao presidente Temer, que pode ser afastado do cargo.

O movimento no TSE é menor na manhã desta quarta do que na noite da terça-feira, quando o auditório estava lotado.

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …