
Um grupo de servidores públicos municipais compareceu às galerias da Câmara Municipal durante a sessão na tarde desta segunda-feira (19) para pedir apoio aos vereadores a respeito das reivindicações da categoria em relação a proposta de campanha salarial do funcionalismo público de Salvador, entre outras questões.
O presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), chegou a se reunir com o representante do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Everaldo Alves de Oliveira Braga, para assumir o compromisso de criar uma interlocução entre o sindicato e a administração municipal sobre as reivindicações da categoria.
“Queremos nesta oportunidade dizer que nós estamos em campanha salarial. Nesta oportunidade, peço aos vereadores que possam nos ajudar para que tenhamos uma negociação que seja boa para ambas as partes, para a prefeitura e também para os servidores. Que os vereadores possam nos ajudar porque são os servidores municipais que fazem essa máquina pública andar. Somos nós servidores municipais que representamos o prefeito nos bairros porque somos nós que fazemos os serviços públicos. É através de nós que os serviços são levados aos cidadãos. Nós pedimos para que ésta parceria com os servidores municipais, junto com as entidades e a Câmara de vereadores, fazendo interlocução com o chefe do poder executivo, possam ter um olhar diferenciado para os servidores municipais, porque nós somos o maior patrimonio da cidade. Peço aos vereadores que tenham um olhar diferenciado para a nossa categoria e que nos ajudem para que tenhamos um avanço melhor em nosso Plano de Carreira, para que tenhamos um reajuste decente para que possamos alimentar nossas famílias e prestarmos um serviço público de qualidade e de excelência para os cidadãos”, pede o representante do Sindseps.
Na oportunidade, o representante do Sindseps destacou o reajuste salarial e o Plano e Carreira como um das reivindicações dos trabalhadores do serviço público municipal. Em seu discurso, Everaldo reconheceu que, mesmo diante das lutas, movimentos e intensas discussões, algumas conquistas importantes foram disponibilizadas em favor dos servidores, a exemplo da previdência dos servidores.
“Quero agradecer ao presidente Leo Prates e aos vereadores que se esforçaram no mês passado, tanto a situação quando a oposição na questão da previdência dos servidores municipais”, agradece Everaldo.
Em relação ao reajuste dos servidores de algumas categorias do serviço público municipal, o representante do Sindseps afirmou que as alegativas são em decorrência da falta de recursos do município em razão da crise no país.
Everaldo aproveitou o momento para alertar à Câmara Municipal e seus pares para possibilitar através do legislativo um canal de interlocução entre o sindicato e o Executivo no sentido de estabelecer uma negociação e um acordo com a administração municipal, pois conforme ele, o Sindseps alega que o reajuste apresentado pela prefeitura não satisfaz a categoria, que reclama também da falta de um Plano de Cargos e Carreira e o reajuste aos aposentados. O sindicato aguarda a apresentação das propostas.
“Foi apresentada uma proposta para o sindicato, mas que, infelizmente, a proposta deixa de fora um grupo de trabalhadores e trabalhadoras muito importante para a cidade e para os serviços públicos, que são os nossos aposentados. No momento mais difícil da vida do cidadão em que se aposenta e precisa de dinheiro para comprar remédio e manter suas despesas e necesidades básicas, não há proposta de reajuste para esses aposentados que são pais e mães de família que precisam. Gostariamos que os vereadores fizessem um esforço com o sindicato para que a prefeitura apresente uma proposta para os aposentadores e pensionistas da prefeitura de Salvador”, pede o representante do Sindseps.
Everaldo lembrou também que há um acordo com a prefeitura em relação ao piso nacional dos agentes comunitários de combate a endemias. “Seria importante que as entidades que representam os trabalhadores, como Sindseps e outras associações estejam juntas e unidas na defesa e na luta pelo piso. Eu gostaria de pediir aos vereadores que, junto com os sindicatos, fizessem um esforço, independente de oposição e situação, de fazer com que a prefeitura cumpra o que está na lei 12.994”, disse.
Enquanto isso, o líder do governo, vereador Henrique Carballal (PV), ao participar da discussão em torno da pauta de reivindicações dos servidores públicos, considerou as reivindicações justas. Para Carballal, o tema deve ser discutido, já que o prefeito nunca se negou a conversar com os trabalhadores.
Já o vereador da oposição e líder do PT na Casa, Luíz Carlos Suíca, participou também do debate ao lembrar também da campanha de reajuste salarial dos servidores de limpeza e demonstrou-se solidário com as categorias dos servidores do município.
Rafael Santana