
A vereadora Marcelle Moraes (PV) apresentou, na Câmara de Salvador, o Projeto de Lei nº 328/17, que visa instituir o Dia Municipal de Limpeza de Praias no calendário oficial de eventos da cidade. A proposta da matéria tem o objetivo de amenizar os impactos negativos causados pelos lixos jogados no mar.
Conforme ressalta a vereadora, os lixos encontrados nos ambientes aquáticos contaminam os peixes e outros organismos, que confundem aqueles lixos com alimentos. “A iniciativa da limpeza dos mares é uma medida importante no processo de combate a esses danos. Os lixos plásticos são um dos grandes poluentes do mar e para os seres ali existentes”, afirma Marcelle.
Conforme explica a legisladora, no organismo, os resíduos podem levar os animais à desidratação, bloqueio interno e, consequentemente, a morte.
Educação ambiental
Marcelle Moraes comenta também que não depende somente da realização da limpeza anual das praias, destacando a importância de conscientização e educação ambiental da população. “A população precisa também participar dessa corrente de preservação ambiental, e tomar medidas sobre o problema causado pelo acúmulo de lixos jogados em nossos mares. A maioria do lixo jogados na praia, na calçada, provém das atividades terrestres, e são transportados para o mar através dos ventos, das águas da chuva e por descuido das pessoas”, pontua.
Fonte: Secom/CMS