Totens comemorativos da Independência ficam expostos até a volta dos caboclos

Sete dos oito totens comemorativos ao Dois de Julho ficarão expostos em pontos estratégicos até a noite da próxima quarta-feira (5). A ação coincide com o encerramento das celebrações da Independência do Brasil na Bahia, e o retorno dos carros emblemáticos conduzindo as imagens representativas do Caboclo e da Cabocla, no trajeto inverso da festa, entre os bairros do Campo Grande e da Lapinha. O oitavo elemento, localizado na Ladeira do pelourinho, foi removido nesta segunda-feira (3), por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Medindo 2,40 metros de largura por 4,20 metros de altura, os símbolos foram estrategicamente mesclados à paisagem de locais históricos da cidade – e de grande representatividade para a celebração da Independência -, como o Largo da Lapinha, a Praça da Piedade, a Praça 2 de Julho (Campo Grande) e o Largo do Pelourinho, Soledade, Terreiro de Jesus, Boqueirão e Praça Municipal. Nos totens, além das imagens, o público pode conferir trechos da história e curiosidades de cada um dos momentos da luta contra o domínio português, ocorrida entre 19 de fevereiro de 1822 e 2 de julho de 1823 em diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador.

“Há cinco anos realizando o Dois de Julho na Prefeitura, percebi que é cada vez menor a presença de jovens na festa. Isso acontece, em grande parte, devido ao desconhecimento destas pessoas acerca do ocorrido na luta pela independência da Bahia. Por conta disso, os totens são uma forma lúdica de mostrar detalhes desta importante data, de forma que todos possam apreciar mais a comemoração”, afirma o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Donald Trump cancela visto de ministros do STF Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar , Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Flávio Dino; Proibição se estenda a familiares e aliados

Donald Trump decidiu apertar ainda mais o cerco contra Alexandre de Moraes e outros ministros …