Famílias selecionadas pela Prefeitura planejam vida melhor em casa nova

A Rua do Marotinho, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, já não tinha espaço para nova moradia, então Loizene de Souza, 56, improvisou um lar de quatro cômodos em uma encosta da região. Ali, Loizene morou por sete anos com seus três filhos e dois netos, até que foi selecionada pela Prefeitura de Salvador para receber uma das 440 moradias do residencial Recanto do Luar, localizado em Cajazeira VI, através do Minha Casa Minha Vida.

Desempregada há 24 anos, Loizene, que é diarista, passou a ter depressão por causa da situação financeira e da insegurança da casa onde morava. “Não dormíamos em noite de chuva. Já houve deslizamento e morte aqui perto. Com esse apartamento, espero viver melhor, ter uma vida mais tranquila e um canto para dormir despreocupada”, conta.

Como ela, outras 439 pessoas que assinaram o contrato de recebimento do imóvel são de área de risco ou têm alguma prioridade: é idoso, gestante, deficiente físico, tem filho pequeno, ou está incluído no Cadastro Único – base de dados de famílias de baixa renda utilizada pelo governo para a execução de programas sociais.

Agora, essas famílias esperam receber as chaves que darão acesso à realização de um sonho: viver em uma moradia segura e digna. A entrega das chaves será realizada ainda este mês, em data a ser definida pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Orçado em R$ 29,5 milhões, o residencial Recanto da Lua é uma obra do Governo Federal, realizada por meio do Ministério das Cidades entre os anos de 2014 a 2016. À Prefeitura coube selecionar os beneficiados pelo programa por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Segundo a diretora de Habitação da Seinfra, Larissa Moraes, a felicidade das pessoas é também motivo de celebração para a equipe. “A entrega é a prova concreta de que é possível transformar sonhos em realidade e é também uma oportunidade de mudança para os beneficiados. Nós vemos no rosto deles o brilho do olhar e o sorriso, e isso não tem preço”, diz.

Moraes salienta ainda que o Residencial foi construído em uma área próxima a diversos serviços essenciais, a exemplo de creche, escola, posto de saúde, que são oportunidades de socialização para os moradores. “Claro que essa busca de ferramentas para atender ao máximo de pessoas é uma luta diária. A procura por terrenos para a construção de novas casas é constante”, afirma.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …