Vendas no varejo avançam em maio, diz IBGE

Crédito: Agência Brasil

Depois de 38 meses em queda, as vendas no varejo ampliado voltaram a crescer diante da melhora no cenário econômico. Em maio, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O comércio varejista ampliado inclui atividades de veículos, motos, peças e material de construção. No segmento restrito, as vendas no varejo também registraram bons resultados e avançaram 2,4% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Neste caso, a venda de móveis e eletrodomésticos cresceu 13,8% e foi o principal impacto positivo no resultado. Segundo o IBGE, esse aumento é explicado pela comemoração do Dia das Mães e também pela queda dos juros. “No mês de comemoração do Dia das Mães, a dinâmica das vendas desse segmento, em maio de 2017, pode ser associada à redução da taxa de juros às pessoas físicas e à recomposição da massa de rendimentos reais habitualmente recebidos”, explicou o órgão.

Em seguida, a venda de tecidos, vestuário e calçados registrou alta de 5% em maio, frente a igual mês do ano anterior, e foi responsável pela segunda maior contribuição positiva no índice geral do varejo.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Programa Lauro Fila Zero inicia atendimentos no Centro a partir de segunda-feira (21)

Promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), …