Planserv alerta sobre desperdícios para garantir sustentabilidade do plano

Crédito: A Tarde / UOL

Um trabalho inédito produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), divulgado este ano, estima que cerca de R$ 22,5 bilhões dos gastos das operadoras de planos de saúde do País com contas hospitalares e exames, em 2015, foram gerados indevidamente, devido a desperdícios com procedimentos desnecessários e fraudes. Isso representa 19% do total das despesas assistenciais realizadas pelas operadoras de planos de saúde. De acordo com a Coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso, quando isso acontece, todo o sistema de saúde é afetado. “O uso indevido ou exagerado dos serviços cobertos pela Assistência, assim como a realização de procedimentos desnecessários, comprometem seu equilíbrio financeiro e prejudicam a sustentabilidade do plano em médio e longo prazos”, explica.

Além dos desperdícios, a má conduta de alguns usuários e prestadores de serviço pode afetar o equilíbrio de planos e assistências à saúde. “A existência de fraudes é uma realidade pontual combatida permanentemente no Planserv, através de fiscalizações. O descredenciamento de estabelecimentos em que irregularidades são identificadas e comprovadas é inevitável na medida em que precisamos zelar da melhor forma pela gestão dos recursos, em benefício do interesse público”, conclui a Coordenadora Geral do Planserv.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …