
A secretária de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Taíssa Gama, esteve com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em Brasília, para comemorar a oficialização da profissão de baiana de acarajé. Na oportunidade, Taíssa cumprimentou e agradeceu ao ministro pelo empenho que envolveu o Ministério no trabalho de reconhecimento da atividade como profissão.
Baiana de acarajé agora é profissão. O ofício de baiana já está disponível no Cadastro Brasileiro de Ocupação (CBO) do Ministério do Trabalho.
Conforme Taíssa, com o reconhecimento oficial da profissão das baianas de acarajé se faz justiça as trabalhadoras que tão bem representam a Bahia e o Brasil.
“Após uma longa batalha e muita mobilização política, a baiana de acarajé foi merecidamente incluída no Cadastro Brasileiro de Ocupação, o que a caracteriza formalmente como profissão. Essa medida protege milhares de trabalhadores e trabalhadoras da Bahia e do Brasil. É uma conquista importante e que valoriza um símbolo da Bahia, mas é apenas o começo de uma parceria com o Ministério que trará muitos ganhos para o nosso Estado. Tenho orgulho de ter colaborado para essa conquista e contribuído de alguma forma para a formalização, dando dignidade, reconhecimento e autoestima para elas e para o nosso Estado, resultado de muito trabalho e uma vitória dessas mulheres determinadas”, comemora Taíssa.
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, destaca a importância do trabalho integrado com o Ministério, o deputado federal Benito Gama e o prefeito ACM Neto que possibilitou a reconhecimento da profissão