
Há um ano antes das eleições, já foi dada a largada a uma espécie de pré-campanha eleitoral como preparativo para a sucessão estadual em 2018 na Bahia. Mesmo frente a um calendário de compromissos administrativos pela prefeitura, por um lado, o prefeito ACM Neto dá, por outro lado, sinais ou indicativos de uma possível campanha antecipada ou prévia pelo interior do Estado em cidades administradas por prefeitos do Democratas e de partidos aliados. Em relação a eta movimentação política, o presidente da Camara, vereador Leo Prates, disse que as idas e vindas e andanças de Neto em visita aos municípios não se caracterizam como antecipação de pré-campanha eleitoral, mas disse que a visita é para troca de experiência de gestão municipal com referência a administração municipal de Salvador.
Como não estamos ainda em período eleitoral em referência à candidatura e em ritmo de campanha, os considerados ou especulados pré-candidatos ao governo do Estado fazem indiretamente corpo a corpo em busca de uma simpatia e de aceitação que resulte na confirmação do voto na urna eletrônica em 2018, apesar que Prates nega que haja esse tipo de movimentação ou tratativa política da parte de ACM Neto.
“Eu acho que não. ACM Neto foi deputado federal, tem vários amigos no interior. É um prefeito elogiado e homenageado, o melhor prefeito do Brasil e ele vai onde o chamam para explicar as melhores experiências da sua administração. Não há uma questão política envolvida. O que há é que o prefeito tem aliados. O prefeito de Jacobina é um prefeito do Democratas e nós estamos trocando experiências. É importante para partido ter prefeitos bem avaliados, qu trabalhem direito, que executem e a referência por ser a caiptal do Estado e a liderança maior do nosso partido é o prefeito ACM Neto”, disse Prates.
Rafael Santana