
Com o objetivo de divulgar a campanha “Um Dia Pode Mudar o Mundo”, a presidente do Conselho da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Rosina Bahia, participou na tarde de segunda-feira (7) da Tribuna Popular, na Câmara Municipal de Salvador. A mobilização visa arrecadar fundos em benefício do Hospital Martagão Gesteira e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc).
No “Dia D”, como é chamado o dia da campanha, que será realizado em 26 de agosto, o valor obtido com a venda dos sanduiches Big Mac, do McDonald’s, será destinado integralmente às duas instituições. A meta é vender um total de 30 mil tíquetes, R$ 15,50 cada.
Para o Martagão Gesteira, que contará 80% da arrecadação, o objetivo é gerar recursos para a compra de cateteres tipo Port a Cath e Pic, que não são oferecidos aos pacientes em tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS), o qual a instituição é 100% dependente. “Precisamos destes cateteres para que possamos disponibilizar um tratamento mais humanizado, com menos sofrimento para as crianças”, salienta Rosina. Ao Gacc, o valor arrecadado (20%) será direcionado para a aquisição de equipamentos para os setores odontológico e de nutrição.
Conforme ressalta a gestora, o Martagão necessita de apoio diante da demanda que, em 2016, foi responsável por 300 mil procedimentos ambulatoriais. Neste período, afirmou Rosina, 8 mil internamentos foram registrados na instituição de atendimento exclusivamente pediátrico.
“Viemos fazer um apelo aos vereadores, a esta Casa e contando com a sensibilidade das pessoas para participarem. Nossa instituição tem alto alcance social no auxílio a estas crianças”, frisa. Os tíquetes podem ser adquiridos no Martagão Gesteria, Gacc e Hospital da Criança, em Feira de Santana.
Ao agradecer a oportunidade de fazer uso da Tribuna, Rosina ouviu do presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), que “a cidade é que agradece ao Martagão pelos serviços prestados”.
Apoio
Ainda no Plenário Cosme de Farias, o apelo recebeu apoio dos vereadores Edvaldo Brito (PSD) – presidente da Frente em Defesa das Filantrópicas – e Aladilce Souza (PCdoB), que são sócios beneméritos do Martagão pelos serviços prestados à entidade. Ainda se pronunciaram em prol da campanha a vereadora Marta Rodrigues (PT) e os vereadores Kiki Bispo (PTB), Teo Senna (PSH), Duda Sanches (DEM) e José Trindade (PSL), que declarou destinar recursos de emendas do mandato ao Martagão. O benefício, no entanto, depende da aprovação do Executivo municipal.
“Nosso pleito”
Após a participação na Tribuna, Rosina Bahia e Maurício Martins do Conselho do Hospital Martagão Gesteira, foram recebidos pelo presidente Leo Prates e um grupo de vereadoras e vereadores no Salão Nobre. Na ocasião, o chefe do Legislativo municipal enalteceu o trabalho filantrópico da instituição pediátrica. “O que for pleito do Martagão, é nosso pleito também”, afirma, ao colocar-se à disposição para intermediar o diálogo com os prefeitura e governo estadual, além de ofertar o espaço do Centro de Cultura e os meios de comunicação da Casa para divulgar a campanha. “Faremos de tudo para colaborar com esse belíssimo trabalho”, pontua Prates.
A vereadora Rogéria Santos (PRB) e os vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Sílvio Humberto (PSB), Hilton Coelho (PSOL), Paulo Magalhães Jr. (PV) e Ricardo Almeida (PSC) participaram também da reunião no Salão Nobre. Na oportunidade, 123 tíquetes foram adquiridos pelos vereadores.
Fonte: Secom/CMS