Comércio varejista registra avanço de 1,2% em junho

Crédito: Agência Brasil

O comércio varejista nacional registrou avanço de 1,2% no volume de vendas e de 0,8% na receita nominal no mês de junho frente ao mês de maio. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (15) e registram, respectivamente, sequência de três taxas positivas consecutivas nessa comparação. Na série sem ajuste sazonal, o total do varejo apontou expansão de 3,0% em junho de 2017, mais intenso do que o verificado em maio (2,6%) e abril (1,7%).

Os principais destaques positivos foram os setores de móveis e eletrodomésticos (2,2%); tecidos, vestuário e calçados (5,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%). Ainda com contribuição positiva, encontram-se: combustíveis e lubrificantes (1,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%); e livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%).

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a expansão foi de 2,5% para o volume de vendas e 2,2% para a receita nominal, ambas comparadas a maio de 2017, na série com ajuste sazonal.

Em relação a junho de 2016, o avanço no volume de vendas do varejo ampliado foi de 4,4% para o volume e 3,5% para receita de vendas. No acumulado do ano, o volume de vendas registrou variação positiva de 0,3%.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …