
Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, a Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizou no dia 12 de agosto um painel comemorativo para celebrar a data e homenagear a juventude soteropolitana. O evento promoveu apresentações, debates, campanhas para encorajar os poderes executivo e legislativo e o público em geral a sensibilidade sobre temas relacionados à agenda da juventude para conhecer e entender as necessidades dos jovens e implementar políticas com foco na juventude, com o objetivo de promover a inclusão e participação política dos jovens.

O evento contou com a participação da secretária da SPMJ, Taíssa Gama, do coordenador de políticas para Juventude, Rafael Dantas e toda equipe da secretaria e do vereador Luiz Carlos (PRB).

Para tanto, a secretária da SPMJ, Taíssa Gama, apresentou um painel sobre Implementação das Políticas Públicas de Juventude.
No evento, que teve a presença de representantes de movimentos juvenis e dos poderes executivo e legislativo municipal, além de vários jovens, a secretária ressaltou que a gestão do prefeito ACM Neto se pauta na formulação de projetos com fins a ampliar as políticas públicas para a juventude para fortalecer o diálogo com a Prefeitura, e a partir dessa promoção, eleger as prioridades para este público.

Taíssa Gama conduziu o painel ao fazer uma apresentação que traçou um olhar sobre a realidade da juventude, nos últimos anos, e citou as ações que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Salvador para transformar essa realidade. A secretária ressaltou ações para os jovens terem a garantia de um presente e um futuro melhor.
Após a explanação das ações, a secretária respondeu questionamentos dos jovens presentes, além de ouvir solicitações dos mesmos acerca de mais ações voltadas a este público-alvo.
Em dezembro de 1999, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o dia 12 de Agosto como ‘Dia Internacional da Juventude’. A celebração, que ocorre em 12 de agosto, em todo o mundo, tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.
A Juventude no Brasil
No mundo, uma em cada cinco pessoas hoje tem entre 15 e 24 anos e quase 85% dessa população jovem vive em países em desenvolvimento. Conforme o Censo de 2010, os jovens brasileiros de 15 a 29 anos (intervalo que determina a condição de jovem no País, segundo o Estatuto da Juventude) representam cerca de 25% da população e formam um grupo bastante heterogêneo. Além da diversidade, a desigualdade é um elemento marcante deste grupo, fortemente influenciada pelo preconceito, pela discriminação racial e pelo racismo, de acordo com o site oficial da ONU.
A Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Conforme o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência.
Rafael Santana com informações da Secretaria Nacional da Juventude e Organização das Nações Unidas