Vereadores aprovam últimos vetos do prefeito ACM Neto em sessão ordinária na Câmara

Crédito: Rafael Santana/TV Servidor

A Câmara Municipal de Salvador voltou a deliberar a apreciação e votação em sessão ordinária desta quarta-feira (23), conduzida pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), que aprovou os 10 últimos vetos do prefeito ACM Neto aos projetos de vereadores, sendo a maioria da oposição. Os 19 vetos foram mantidos pelo Legislativo, sendo 9 deles aprovados na semana passada e 10 aprovados hoje. Em primeira discussão e votação, a Câmara aprovou também um projeto de decreto legislativo que estabelece isenção de pagamento da taxa de inscrição do concurso público da Câmara para pessoas de baixa renda, durante sessão ordinária desta quarta.

O primeiro veto a ser mantido foi o Projeto de Lei de autoria do vereador Hilton Coelho (PSOL). Os parlamentares. mantiveram também os vetos totais do prefeito ACM Neto aos demais projetos dos vereadores Aladilce Souza (PCdoB) Luiz Carlos Suica (PT), Marta Rodrigues (PT) e Sidninho (Podemos). Já o vereador Alfredo Mangueira votou contrário a manutenção do veto sobre o seu projeto.

O Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora da Casa que dispõe sobre a isenção de pagamento da taxa de inscrição do concurso público da Câmara para pessoas de baixa renda foi aprovado.
Vetos
Os vereadores aprovaram por maioria os últimos vetos do prefeito ACM Neto dos projetos dos parlamentares da oposição. Por orientação do líder do governo, vereador Henrique Carballal (PV), os vereadores da base de apoio a Neto votaram favoráveis à manutenção dos vetos sobre os projetos de vereadores da oposição.

O Projeto de Lei do vereador Alfredo Mangueira (PMDB) teve veto aprovado, apesar do pmdbista ter votado contra a manutenção do veto.

A maioria dos projetos que manteve os vetos do Executivo é de autoria dos vereadores da oposição.

O lider da oposição, vereador José Trindade (PSL), acompanhado dos demais vereadores que integram a bancada, usaram o grande expediente para criticar a ação do Executivo em não valorizar os projetos de parlamentares e, além disso, ainda deixar a Câmara Municipal em situação de deslegitimidade. “É uma falta de respeito. Parece ate que os vereadores não aprenderam ou não sabem fazer projeto de lei”, crítica Trindade.
Em defesa do Executivo, o lider do governo, vereador Henrique Carballal, disse que é preciso ter o entendimento de que o Executivo é quem tem competência institucional em gerir o orçamento e indicar os recursos para os projetos. “Os vereadores tem o direito de apresentar projetos, mas o prefeito não é obrigado a atender a todos”, disse Carballal.
Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …