Na sessão de debates na tarde de terça-feira (12), no plenário da Câmara, o líder do governo, vereador Henrique Carballal (PV), usou o microfone da tribuna para reagir duramente às declarações do lider da oposição, vereador José Trindade (PSL), em associar o escândalo do dinheiro do ex ministro Geddel Vieira Lima ao prefeito ACM Neto. Após Trindade ter puxado o assunto da dinheirama encontrada em um apartamento ligado ao pmdbista, Carballal criticou o discurso e destacou a falta de compostura do colega oposicionista de insistir na tese. O verdista comentou em tom de criticas as movimentações do governador Rui Costa em torno da construção do túnel Salvador – Itaparica e o depoimento do ex ministro Antônio Palocci, que caiu como uma bomba no mundo político, ao atingir diretamente o PT, Lula e Dilma envolvidos, conforme Palocci, em atos, crimes e escândalos de corrupção.
Crédito: Lucas Oliveira/TV Servidor
Carballal reagiu em tom de indignação o discurso do vereador José Trindade de ligar o fato do dinheiro do ex-ministro Geddel ao prefeito ACM Neto. “Eu fico surpreso ao ver um vereador do PT, PCdoB, PSB e outros partidos que compõem a coalizão do governo Dilma e que hoje estão junto como governador Rui Costa apresentar qualquer tipo de vinculação ao escândalo que ocorreu com os recursos que seriam vinculados ao ex-ministro Geddel ao prefeito ACM Neto, ou seja, Geddel é citado pela imprensa como ex-ministro, mas ex-ministro de quem? Do presidente Lula. Ex vice-presidente da Caixa Econômica de quem? da presidente Dilma. Ele, inclusive, comandou junto com o PT o governo de Jaques Wagner na primeira gestão. O vice-governador foi indicado por Geddel. A oposição vim fazer algum tipo de vinculação a Neto é de uma cara de pau que eu acredito que é fruto do óleo de peroba que o governador Rui Costa trouxe da China, um óleo de peroba ‘Ching Ling’, porque é muita cara de pau tentar fazer qualquer tipo de vinculação. Se aquele recurso naquele volume é oriundo de corrupção, essa corrupção ocorreu dentro dos governos do PT. Não dá para a gente assistir passivamente esse tipo de distorção que a oposição tenta fazer”, reage.O aliado defende que a gestão do prefeito ACM Neto não compactua com corrupção. “As indicações foram do PMDB que fazem parte de uma coalizão a qual o nosso governo faz parte, com a frente política ampla que levou o prefeito ACM Neto na sua reeleição. Nós entendemos que esses partidos têm o direito de ocupar espaços políticos proporcionais ao seu tamanho e as negociações que são feitas na montagem de governo. Todo mundo sabe disso. Só que a partir do momento em que se comprova atos de corrupção de qualquer membro, eles serão demitidos e isso ocorreu e essa será a prática do prefeito ACM Neto durante toda a sua gestão”, defende Carballal.
O vereador foi duro ao comentar o tão falado investimento da ponte ou do túnel Salvador tá pareça prometido pelo governador Rui Costa. “Esse é um governo que não tem vergonha. É uma piada. Eu já disse várias vezes que a única ponte que eu acredito é a ponte de safena no povo que sofre nas filas do ferry boat ou mesmo no medo que sente a esse desgastado serviço de transporte que faz a ligação Salvador -Itaparica. Essa história do túnel é uma tentativa de mudar o jogo, já que a ponte é completamente inviável, sempre foi, todo mundo sabe disso. Do ponto de vista da defesa, qualquer país do mundo não pode construir uma ponte, pois se ela for derrubada impede a navegação. Se colocar uma ponte aqui e cair por qualquer motivo ou por um desastre natural vai fechar a Baía de Todos os Santos. Isso é uma estupidez. Isso sempre foi uma tese enganatoria e agora, de novo. Acho que o único túnel que eu acredito é que o governador vai cavar um buraco e vai sair na China, porque quando eu era menino acreditava que quando você cava um buraco muito fundo aparece na China”, critica Carballal.
O parlamentar avaliou o depoimento do ex-ministro Antonio Palocci ao juiz Sergio Moro em Curitiba que dispara contra o PT, Lula e Dilma. “Acho muito difícil agora, porque o ex-ministro Antonio Palocci é um ministro que tinha um acesso e um poder muito forte diante dos dois governos, tanto do presidente Lula, quanto da presidente Dilma. Realmente, é algo que nos deixa estarrecido, porque é o primeiro ex-ministro que faz uma ligação direta entre o ex-presidente Lula e os escândalos que até agora foram apresentados pela Polícia Federal”, avalia Carballal.
Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..."
Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs