
O deputado federal Benito Gama (PTB-BA), em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, contestou que as obras de duplicação da estrada Itabuna – Ilhéus, a barragem do Rio Colônia, e o hospital de Bom Jesus da Lapa sejam do governo do Estado e esclareceu que são obras do governo federal.
Conforme Benito, as obras que foram inauguradas ou que estão em fase de projeto e execução com recursos do governo federal têm sido objeto de promessa ou falsa paternidade de parte do governador do PT, Rui Costa, com fins eleitoreiros, uma vez que o gestor petista é considerado candidato à reeleição em 2018.
“As obras federais na Bahia estão andando. Todas as obras que estavam paralisadas estão recomeçando e algumas estão sendo lançadas. Infelizmente, o governador Rui Costa, quando vê uma obra programada do governo federal com 90, 95% de recursos alocados pela nossa bancada, ele vai até o local e anuncia que a obra é do governo do Estado. Não é verdade. Em um final de semana, a duplicação da rodovia Itabuna-Ilhéus foi prometida pelo governador como se fosse obra do governo do Estado. Não é. É uma obra federal com 95% de recursos do governo federal, que o presidente Temer tem dado todo apoio. Isso foi em Itabuna, ligando a Ilhéus com relação a essa rodovia, que era uma duplicação necessária, que não foi feita em 14 anos do governo do presidente Lula e da presidente Dilma e nos 11 anos do governo Jaques Wagner e do governo Rui Costa. São 14 anos, praticamente, que não vai recurso federal para a Bahia para cumprir essas obrigações. Na região de Itabuna e Ilhéus, tem a barragem do Rio Colônia, que é uma barragem que está começando e que já está praticamente concluída e todo recurso é recurso federal. Essa barragem do Rio Colônia é uma obra do governo federal e o presidente Temer não tem poupado o seu interesse político para que essa obra não pare e nós estamos realmente tocando essa obra como muita clareza. Assim também, na área de estradas e barragens. O governador prometeu em Bom Jesus da Lapa, cidade importante da Bahia, construir um dos maiores hospitais do Brasil na cidade. Claro que ele não vai conseguir fazer isso. Qualquer construção, por menor que ela seja, demora de 12 à 18 meses para se concluir. Ele promete já como uma promessa eleitoral, porque deve ser o candidato à reeleição no próximo ano, mas promete com recursos federais, que não são do governo do Estado. Ninguém quer a paternidade sozinho. Se o governo do estado ajudar e colaborar será aceito e muito bem aceito. Prometer em Bom Jesus da Lapa um hospital que tem mais UTI’s do que os hospitais de Salvador, de Vitória da Conquista, Itabuna e das grandes cidades é uma inverdade que nós não podemos nos calar e a nossa bancada vai reagir, não contra as obras, mas reagir para mostrar a realidade dos fatos e a verdade do que está acontecendo”, contesta Benito.
“Governador, respeite o empenho da bancada da Bahia e do governo federal, depois de mais de uma década de Lula, Dilma, Jaques Wagner e demais nomes do PT. Só agora nosso Estado voltou a andar. Se quiser se somar ao nosso esforço, seja bem-vindo!”, completa o deputado.
Rafael Santana com informações do Facebook do deputado federal Benito Gama (PTB-BA)