
Em referência ao Outubro Rosa, campanha de conscientização e a a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o médico Dr. Everton Mendes fala sobre a prevenção da doença, que tem atingido cada vez mais mulheres no Brasil e no mundo. No país, ele é o câncer de maior incidência no sexo feminino. Para o médico, que atua na região metropolitana e promove ações sociais em benefício das pessoas carentes, a informação é a melhor medida no combate à doença.
O médico frisou a importância de fazer mamografia, mas lembrou que se a pessoa tiver casos na família, como mãe ou irmã que tiveram a doença, o mastologista tem a possibilidade de pedir uma avaliação genética e também solicitar mamografia.
Dr. Everton destaca ainda que a prevenção secundária, que é o autoexame, é também de extrema importância para um diagnóstico precoce. Ela disse que cada uma conhece o seu corpo, por isso deve ficar atenta a qualquer mudança e procurar o seu médico.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Hoje, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres, seguido do de colo do útero, do retal (intestino) e do endométrio (membrana que reveste o útero).
O médico explica os fatores de risco e a importância de se fazer o autoexame.
Assista os vídeos abaixo:
Rafael Santana