NOA Cidadão ultrapassa marca de 15 mil usuários/colaboradores cadastrados

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Lançado em julho de 2016, o aplicativo NOA Cidadão, da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), ultrapassou a marca de 15 mil usuários/colaboradores cadastrados. Nesse período, já foram registradas 24 mil ocorrências, sendo o maior volume referente a estacionamento irregular, com 14 mil comunicações. Através da ferramenta, os cidadãos podem registrar também demais ocorrências, a exemplo de automóveis quebrados e acidentes, e solicitar serviços da autarquia, como reparo de semáforos com defeito, reparos na via e congestionamentos.

Em breve, será lançada uma atualização do aplicativo – disponível nas plataformas App Store (iOS) e Play Store (Android) – que informará ao cidadão quando ele for notificado pela Transalvador. O aviso terá detalhes da autuação e informações como prazo de defesa e de apresentação de condutor, diretamente na tela. O app também vai permitir consulta de segunda via de notificações, mensagens com alertas de ocorrências de grande impacto no trânsito, alterações no tráfego provocadas por eventos e até mesmo o vencimento de multas para pagamento com desconto de 20%.

A ferramenta contribui também para a solução de problemas que envolvam outros órgãos: situações como queda de árvore e pontos de alagamento ou até mesmo casos de acidentes com vítimas, através do qual a Transalvador poderá informar imediatamente o ocorrido ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Download – Após o download por meio de um smartphone ou tablet, o NOA Cidadão está pronto para ser acionado. O usuário tem de se cadastrar, fornecendo dados básicos como nome completo, endereço, e-mail e senha. Mensagens e alertas sobre situações emergenciais também são enviadas aos cidadãos em tempo real. Alterações permanentes e temporárias são comunicadas sem a necessidade de acesso ao aplicativo.

A primeira mensagem visualizada é um alerta para que ninguém use o celular enquanto dirige. O aplicativo mostra o histórico de solicitações de cada usuário, oferecendo possibilidade de registro de seu próprio acidente, ligação direta para a ouvidoria Fala Salvador, além de acesso ao Facebook e ao Twitter oficiais da Transalvador.

Criação – O NOA Cidadão é um software que foi construído dentro de Salvador, entendendo o perfil da cidade e do usuário. Para isso, foram ouvidos agentes que têm expertise no atendimento das ocorrências. Os dados colhidos pelo aplicativo são analisados e ajudam a aperfeiçoar o planejamento das ações da autarquia.

Fonte: Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: “Sou candidato a Governador em 2026 ou nada”

ACM Neto foi direto ao ponto: o sentimento de mudança tomou conta da Bahia, e …