Leo Prates conduz homenagem ao Comandante do Corpo de Bombeiros com entrega da Medalha Thomé de Souza em sessão solene na Câmara

Crédito: Valdemiro Lopes/Secom/CMS
“Sempre busquei me colocar como instrumento a serviço da sociedade, do município que amo e do país. Vejo essa honraria como um reconhecimento do trabalho que todo grupamento dedica à população. Esse é um momento singular de reconhecimento”. Essas foram as palavras do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, coronel BM Francisco Luiz Telles de Macêdo, ao receber a medalha Thomé de Souza, na noite de terça-feira (31), em sessão solene no Plenário Cosme de Farias.
Primeiro comandante do grupamento após a sua desvinculação da Polícia Militar, em 2015, o coronel Telles teve seu trabalho de fortalecimento e gestão do Corpo de Bombeiros reconhecido em uma sessão repleta de membros das Forças Armadas, políticos e representantes da sociedade civil. A atividade foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Leo Prates (DEM). O presidente justificou a ausência do autor da proposição, vereador Carlos Muniz (Podemos).
“O comandante tem dado importante contribuição à segurança do nosso estado. É dele o Código de Segurança Contra Incêndio, o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom) e sua Lei de Organização Básica. Só por essas contribuições ele já merecia uma homenagem desta Casa, mas a esse trabalho somamos a sua dedicação às causas sociais com importantes iniciativas desde que assumiu o grupamento”, destaca Leo Prates.
O coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo tem 43 anos de Polícia Militar e 12 deles dedicados aos Bombeiros. Foi comandante do Grupamento de Bombeiros de Jequié e de Feira de Santana. Além disso, atuou como coordenador das ações dos Bombeiros no Carnaval sendo responsável pela instalação do modelo de gestão atual.
“Para mim ele é um exemplo de liderança. O Corpo de Bombeiros é um grande parceiro no trato com a comunidade, levando educação cidadã para os bairros. O coronel é um exemplo de liderança porque traz a corporação para junto da comunidade”, aponta a vereadora Rogéria Santos (PRB).
O presidente Leo Prates também foi homenageado pelo coronel Telles que o entregou uma estatueta símbolo do Corpo de Bombeiros. À sua esposa, Kátia Telles,  o coronel entregou flores em reconhecimento ao apoio dado à sua carreira.

Homenagem

“Essa emancipação veio para fortalecer as duas instituições, pois cada um pode se especializar ainda mais em sua área de atuação. Em seu início o grupamento teve a felicidade de contar com a experiência de um dos mais antigos coronéis na ativa no Brasil e apesar de ser uma das mais jovens do país é uma das mais representativas”, afirmou o comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior.

“O Corpo de Bombeiros cresceu a passos largos. O coronel Telles sempre teve esse dinamismo e velocidade que a instituição necessita”, destacou o subcomandante da Polícia Militar, coronel Antônio Reis.
O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que a divisão deu ao grupamento a oportunidade de caminhar sozinho e se fortalecer institucionalmente. “Essa homenagem ao coronel Telles vem num momento oportuno. Ele merece parabéns por toda sua trajetória e por sua atuação à frente do grupamento”, pontua o secretário.
O Hino Nacional Brasileiro e todas as músicas da sessão solene foram executadas pela Banda do Grupamento de Bombeiros Militares, sob regência do maestro Claudionor Gerônimo.
Fonte: Secom/CMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …