Salvador está no eixo de ser uma Cidade Sustentável. A capital vai contar com diversas ações, estratégias, iniciativas e soluções de desenvolvimento ao meio ambiente em prol da sustentabilidade. As ações vão ocorrer no âmbito do sexto eixo do Programa Salvador 360 Cidade Sustentável lançado nesta segunda-feira (6), pelo prefeito ACM Neto, no Parque da Cidade, onde apresentou um pacote com uma série de iniciativas em diferentes áreas para mostrar que é possível a cidade desenvolver uma forma que respeite o meio ambiente.
Para transformar Salvador em uma cidade exemplo, modelo e referência em sustentabilidade, o programa vai desenvolver ações e projetos para chamar atenção na conservação e preservação do verde, olhando para todo o meio ambiente, fazendo da capital baiana um lugar sustentável que contribuía para proporcionar beleza, conforto e encanto com o verde e a paisagem urbana, além de desenvolvimento econômico e urbano com iniciativas pioneiras e de vanguarda, conforme destaca o prefeito ACM Neto. “A gente não poderia estruturar o maior projeto econômico de Salvador sem falar em sustentabilidade. A prefeitura, que muito realizou nos quatro primeiros anos, colocando inclusive Salvador nessa pauta, adotando uma série de medidas de vanguarda, agora apresenta o programa com quase 50 iniciativas com investimentos na ordem de R$ 150 milhões que vão garantir ações importantíssimas, como por exemplo, a implantação de sete parques em nossa cidade, adoção de política de energia solar, a recuperação de áreas verdes. A idéia é transformar Salvador em uma capital da Mata Atlântica. As iniciativas vão agregar sustentabilidade à desenvolvimento econômico a partir desses investimentos, inclusive, garantindo novas oportunidades de emprego nessa área, que é uma área que dialoga com a modernidade e não podia jamais deixar de estar presente na nossa capital”, destaca o prefeito.
Entre as novidades anunciadas pelo prefeito dentro do Programa Salvador 360 Cidade Sustentável, estão o IPTU Amarelo, o IPTU Verde, o Bandeira Azul, dentre outras ações.
“Nós, que já implantamos o IPTU Verde em Salvador na primeira gestão, agora, a gente pretende estimular imóveis que utilizem a energia solar que vão ter desconto de até 10% no IPTU. A Bandeira Azul é também uma das propostas do eixo com investimentos nas praias de Stella Maris e Praia do Flamengo, porque são praias bastante frequentadas pelos moradores e turistas de Salvador onde nós vamos fazer um conjunto de investimentos de requalificação urbana. Nós estamos, inclusive, com o projeto em fase final de conclusão. A ideia é nos próximos meses licitar a requalificação desse trecho de Stella Maris e Praia do Flamengo que são um dos maiores trechos de extensão de requalificação de orla em Salvador. Já começamos as obras de recuperação de orla no Farol de Itapuã e a gente já começa com esse diferencial de dinamização, inclusive, com a implantação de novos hotéis como a consolidação de um eixo turístico para a cidade. A titulação de Bandeira Azul para a prefeitura no Programa Salvador 360 Cidade Sustentável contribui com um papel decisivo para a consolidação dessa área de Salvador”, apresenta Neto.
“Já daremos início a esse eixo de sustentabilidade, agregando a implantação do Jardim Botânico em Salvador. Quando a gente lança e apresenta um projeto, é para começar de imediato a sua execução”, finaliza o alcaide.
Mathias Jaimes e Rafael Santana