Câmara reedita Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo em reconhecimento aos profissionais de imprensa que se destacam na cobertura do legislativo

O Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo, criado através de um Projeto de Resolução, de autoria do vereador Téo Senna (PHS), está em fase de reedição. A iniciativa visa conceder honraria para premiar os profissionais de imprensa (Impressos, Internet, Radio e TV) que se destacam na cobertura jornalística no legislativo durante o ano. “É um projeto de resolução meu e desde que eu voltei para a Câmara eu venho trabalhando com esse projeto e apresentei ao presidente Leo Prates com data marcada, com sessão já determinada, que foi aprovada pela Casa e que será agora em dezembro, e toda formação que foi feita apresentei o prêmio que foi dado outras vezes. A Câmara vai dar uma assistência, vai acompanhar, mas foi através de um Projeto de Resolução nosso que a gente está colocando em prática de novo que, infelizmente, ficou quatro anos sem acontecer”, pontua Téo.

Parado desde 2012, ainda na gestão do então presidente da Casa na época, vereador Paulo Câmara (PSDB), a iniciativa será reeditada na atual legislatura e a premiação ocorre em dezembro deste ano. O prêmio é uma homenagem ao jornalista Jânio Lopo que marcou época na cobertura jornalística na Casa Legislativa. “A gente está de volta. É um projeto importantíssimo em homenagem que nós fizemos a Jânio pela amizade, pelo carinho que tinha com ele, pela convivência que a gente tinha no dia a dia e, nada mais justo, um prêmio com o nome do jornalista que marcou uma época no jornalismo político dessa cidade”, descreve Téo.

Conforme a justificativa do parlamentar, o objetivo da iniciativa é evidenciar os trabalhos jornalísticos (Impressos, Internet, de Rádio e de TV) na cobertura jornalística dos trabalhos legislativos, para valorizar a imprensa local e os profissionais que colaboram para a democratização da informação. Com o prêmio pelo mérito jornalístico, o vereador Téo Senna ressalta o papel e a atuação dos jornalistas no parlamento municipal.

“Desde a minha volta a Câmara, além da cobrança dos jornalistas,  porque é um prêmio que premia o trabalho que é feito durante o ano,  nós catalogamos tudo, fizemos todo um levantamento e vamos colocar em prática. O retorno dessa premiação é importante para a Casa, inclusive, acho que o processo deveria partir também dos vereadores, mas isso não cabe ao vereador tomar essa iniciativa. Cabe ao jornalismo compor e fazer a eleição no vereador mais assíduo, que participa mais, que pontua mais dentro da Câmara, como é feito na Assembleia Legislativa. É uma sugestão minha que pode partir do jornalismo”, propõe.

O verador explica que o critério de premiação é feito pelos vereadores e em reunião com os profissionais de imprensa que cobrem os trabalhos legislativos da Câmara. “Está sendo feito um levantamento das pessoas que trabalham no dia a dia na Câmara em vários segmentos como Internet, Jornais, Televisão e Rádio. Os profissionais serão escolhidos através de inscrição e votação dos vereadores em plenário”, explica o vereador.

Conforme o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), o prêmio é uma forma de reconhecer a importância de todos os profissionais da imprensa. “Não existe democracia plena se não tivermos uma imprensa livre e forte e a Câmara não poderia deixar de fazer essa justa homenagem”, disse o presidente.

Para o jornalista e presidente da Fundação Cosme de Farias, Osvaldo Lyra, “o prêmio é mais do que merecido, não só pelo resgate da história e do trabalho de Jânio Lopo na política da Bahia ao longo da sua passagem pela Câmara, como também pelo reconhecimento dos colegas jornalistas que estão no dia a dia na Câmara e que fazem um trabalho sempre de apuração de perto com os vereadores, ajudando a dar visibilidade para a Casa”.

“Fazer esse reconhecimento no final do ano de premiar, realmente, o melhor, o que teve mais atuante, quem se articulou mais, eu acho que é reconhecimento da Casa e dos vereadores para esse trabalho tão importante que a imprensa tem no dia a dia dos trabalhos políticos da Câmara. O prêmio Janio Lopo é importantíssimo, fortalece o mercado, fortalece nós jornalistas, fortalece a categoria”, descreve Lyra.

Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

“Não há mendigos em Cuba. Todos têm moradia” Ministra do regime cai após dizer que ninguém vive nas ruas no país

A ministra de Trabalho e Segurança Social de Cuba, Marta Elena Feitó, pediu demissão após …