
“Por meio dos mediadores e das bibliotecas comunitárias estamos empoderando a juventude com informação”, declara a vereadora Marta Rodrigues (PT), ao participar na manhã de quinta-feira (9) da 8ª edição do seminário “Ler: um Direito de Todos”, organizado pela Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador. Com o tema “A importância das Bibliotecas na Formação dos Leitores na Cidade de Salvador”, o debate foi realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador nos dois turnos.
“Com o uso da internet podemos ter acesso à informação, porém de maneira superficial. Os mediadores são aqueles capazes de preparar o futuro dos jovens. As bibliotecas comunitárias formam a juventude na ponta dentro das comunidades”, declara Marta Rodrigues.
A vereadora revelou que foi responsável pela instalação de uma emenda para o Plano Plurianual (PPA) de 2018-2021 destinada às bibliotecas comunitárias.
“Como legisladores, temos o dever de incentivar e nos colocar à disposição para a realização de outros debates de grande importância como esse. Fui responsável pela implementação de uma emenda para destinar uma maior quantidade de recursos para as bibliotecas comunitárias”, afirma Marta.
Arte
À tarde, os participantes tiveram a oportunidade de receber orientações sobre a obtenção de recursos destinados à manutenção dos espaços comunitários, além discutir aspectos jurídicos aplicados ao contexto. A programação incluiu também a apresentação de performances de teatro, recitação de poesia e números de dança.
Estiveram presentes também no evento representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação Pedro Calmon e Fundação Gregório de Mattos.
Fonte: Secom/CMS