SPMJ nos Bairros promove ação em defesa do direito de ser criança com jovens e adolescentes de Cosme de Farias

Após uma série de atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) retoma o ‘SPMJ nos Bairros’, desta vez, no bairro de Cosme de Farias onde promoveu ações de conscientização com crianças e adolescentes que receberam uma programação especial em alusão ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Criado em 13 de julho de 1990, o Estatuto tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. A iniciativa foi idealizada pela SPMJ e ocorre nos bairros de Salvador.

“A gente está muito feliz, retomando o trabalho do SPMJ nos bairros,  depois de um grande trabalho e um grande serviço prestado no Outubro Rosa. A gente esteve com as crianças, apresentando o Estatuto da Criança e do Adolescente junto com os direitos e deveres para o conhecimento delas”, ressalta a secretaria da SPMJ, Taissa Gama.

As crianças e adolescentes da comunidade de Cosme de Farias foram beneficiadas com uma programação repleta de apresentações, exposições e palestras com espaco interativo sobre os direitos e os deveres da criança e adolescente.

A secretária destacou o papel fundamental do ECA e a importância desta iniciativa. “Nosso objetivo é proporcionar ações de conscientização às crianças, adolescentes, familiares e a comunidade em geral. Levamos para nossas crianças e adolescentes de Cosme de Farias o conhecimento sobre o ECA. Conversamos sobre Bullying e sobre como as crianças devem agir nessas situações. O estatuto define que devemos fornecer essa proteção e afasta-las dessas situações”, disse Taissa. “Procuramos conscientizar a população que existem princípios de proteção das crianças e adolescentes no país assegurados pela constituição federal através do Estatuto da Criança e Adolescente”, completa a secretária.

Presente na ação, o pequeno Cauã mostrou o que aprendeu sobre o ECA. “Tem que respeitar os mais velhos e não brigar com o colega. Não é para ficar chamado os outros de gordo, de baleia, não pode, e se acontecer isso, eu vou chamar um adulto mais velho para falar”, disse o jovem.

Além de ter cuidado com os filhos, Taissa ressalta que os pais têm o papel principal de orientar a criança a falar sobre qualquer tipo de situação que ela sofra.

Para Taissa, a ação é fundamental. “Trabalho gratificante o qual eu tenho a certeza de estarmos ajudando a criar cidadãos melhores para nossa cidade. Eu estou feliz com as crianças, trazendo brincadeira arte e cultura e vamos seguir o passo”, afirma.

Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto no aniversário de Zé Ronaldo: “depois de ser derrotado nas urnas em Feira de Santana, Jerônimo Rodrigues busca se aproximar a ele”

Durante a missa em comemoração aos 74 anos do prefeito de Feira de Santana, José …