
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC – Bahia) denúncia descaso do governo do Estado contra um policial civil aposentado e pressiona o executivo estadual em cumprir a decisão da justiça que deu sentença favorável ao servidor público que aguarda o pagamento de direitos trabalhistas por parte do Estado. Na oportunidade, o sindicato fez duras críticas ao governo do Estado por não cumprir a decisão proferida pelo judiciário.
Em um vídeo postado e divulgado na página do Sindicato na internet, o investigador aposentado Valdir Pereira, que trabalhou por 46 anos na Polícia Civil, denuncia o descaso do governo do Estado pelo não pagamento dos direitos trabalhistas garantidos, conforme decisão proferida pela justiça, e relata o seu drama pessoal em relação às dificuldades financeiras para suprir suas necessidades básicas.
“Eu denuncio o governo, porque me aposentaram, tiraram tudo o que eu tenho direito, perdi tudo o que eu tenho direito, eu estou passando fome. Entrei na justiça desde janeiro e o juiz me deu sentença favorável. Eles não cumpriram. Quando foi em junho, o juiz confirmou a sentença. O advogado do SINDPOC me ajudou muito. Eu estou muito necessitado, mas o governo é insensato. Eu sou homem pobre. Eu exijo o meu direito, eu não tenho mais a quem apelar. Na justiça, o juiz deu causa favorável à mim e o Estado não me paga. Eu quero saber porque? Eu quero saber do meu dinheiro. Eu trabalhei 46 ambos, não foram 46 dias. Não me pagaram licença premiam e ele não me pagam nada. Eu sou homem de bem. Eu quero meu dinheiro. Não estou pedindo favor a ninguém, eu quero o que é meu de direito”, apela o aposentado.
Para o presidente do SINDPOC Bahia, Marcos Maurício, esse descaso mostra quanto o governo trata mal o servidor público. “Um servidor público como Valdir, que passou 46 anos na polícia, ele perdeu 40% da sua remuneração, tem uma aposentadoria compulsória em que o governo aposentou ele de forma compulsória. Ingressamos na justiça e ganhamos essa ação, e o governo desde janeiro deveria ter pago esse valor. Desta forma, o relato do nosso querido Valdir mostra a forma como o governo desrespeita o servidor público e a forma como o governo trata o cidadão baiano. Estamos denunciando esse fato, pedindo ao governador do Estado que ele possa reverter essa situação em apenas cumprir uma decisão judicial que, até agora, o governo do Estado não cumpriu. São 11 meses sem cumprir a decisão judicial que já transitou e que já foi julgado e só basta cumprir e não está cumprindo”, denuncia Maurício.
“Estamos aqui para denunciar e o faremos regularmente, o descaso do governo que parece não ouvir, enxergar e nem falar, o que nos obriga a exercemos a nossa responsabilidade de denunciar”, completa o presidente do sindicato dos Policiais Civis na Bahia.
Em relação ao caso de Valdir, Maurício chama a atenção mais uma vez para que o goverrno do Estado cumpra a ordem judicial em favor do aposentado.
Rafael Santana
Veja o vídeo abaixo com o depoimento dramático de Valdir Pereira, investigador aposentado: