A Regata Transat Jacques Vabre, que começou oficialmente em Salvador, é o grande divisor de águas no turismo na capital baiana. Ao aportar na cidade pela primeira vez, a Regata é responsável por resgatar uma vocação que andava adormecida. O principal impacto ocorreu na rede hoteleira, e quando os barcos apontarem na Baía de Todos os Santos, a cidade alavancou o número de leitos, que gera resultado promissor na cultura no turismo e, sobretudo, na economia de Salvador, conforme garante o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco.
Para Tinoco, a Regata estimula o crescimento e a profissionalização do setor de eventos. O secretário que acompanha o evento desde o início, comentou os investimentos e os serviços oferecidos durante a Regata, o que era impossível há alguns anos atrás. Além de ter desenvolvido a paixão dos soteropolitanos pela vela, a Regata Transat Jacques Vabre tem impacto positivo também na economia da cidade. A realização da Regata movimenta recurso para Salvador, garantindo retorno para os cofres públicos.
Atrativos – Para entreter os competidores, familiares e admiradores, o palco da Vila da Regata, no Terminal Turístico Náutico. Aliás, este ano, pela primeira vez, a Prefeitura realiza um evento esportivo náutico desse porte. Salvador, que é considerada a capital do turismo, recebe um dos eventos mais importantes do esporte náutico que deve ser reeditado em 2019. “Estamos concluindo a recepção da Regata Transat Jacques Vabre 2017. Nós teremos a Vila da Regata aberta com uma programação musical, recebendo os últimos velejadores que estão chegando em Salvador. É um evento de grande sucesso e de extrema importância para Salvador. Eu posso afirmar que toda a divulgação de Salvador através da Regata não pagaria o investimento feito pela prefeitura. Por isso, o prefeito ACM Neto tem nos dado todo o apoio necessário para continuar atraindo esses investimentos e esses eventos para a cidade. O prefeito já manifestou desde a abertura da Regata o desejo de voltar a recepcionar a próxima edição em 2019, vamos apresentar um documento aos organizadores e, quem sabe, isso vai ser um motivo importante para que a gente possa, de fato, ter uma oportunidade de atrair vários eventos internacionais”, anuncia Tinoco.
Tinoco destacou em seu discurso a importância do evento para a cidade e para o esporte náutico, ao mencionar que o atual momento econômico não está favorável e que todas as iniciativas devem ser prestigiadas. “A Regata é um dos grandes eventos esportivos náuticos de referência. Independentemente dos resultados desta edição, a organização já está de parabéns por realizar e deve comemorar”, afirma.
Para Tinoco, a Regata Transat Jacques Vabre tem uma importância social e econômica muito grande, pois além de movimentar a economia, a renda que toda cadeia produtiva presente no evento promove fortalece investimentos para a cidade.
Rafael Santana