Apesar de cotado como nome forte para candidatar-se ao cargo de deputado estadual, o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), afirma que é cedo demais para pensar em eleições estaduais. Em um café com a imprensa na quarta-feira (6), na apresentação do balanço da gestão da Câmara em 2017, Prates destacou os principais feitos do seu mandato à frente do Legislativo Municipal e também fala de perspectivas para a Câmara.
“Dois anos é muito pouco. Por enquanto, vou trabalhar como peresidente e ajudar a população certamente”, afirma.
À frente da Câmara Municipal por dois anos, Leo Prates termina o primeiro ano de mandato ao fim de 2017, realizou uma série de ações que visam aproximar mais os vereadores da população e vice-versa. Para tanto, foram resgatados projetos como Câmara Itinerante, Ouvidoria Itinerante, sessões e audiências públicas etc.
Futuro
Especula-se nos bastidores que Leo Prates seja um dos nomes mais cotados para concorrer como deputado estadual na possível chapa do prefeito ACM Neto (DEM), se confirmar candidatura nas eleições estaduais de 2018. No entanto, Prates não admitiu ainda publicamente, mas afirma que deve colocar seu nome à disposição de do seu grupo politico e do próprio prefeito ACM Neto para contribuir no que for necessário para o bem do Estado, seja na Câmara ou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Sobre a candidatura ao legislativo estadual em um futuro próximo, Prates desconversa e afirma que pensa, neste momento, em fazer um bom trabalho na Câmara, mais próximo da população.
Leo Prates não quis adiantar sobre seu futuro político e perguntado se vai disputar uma das vagas para a Câmara dos Deputados, o demista disse: “você já conversou com o meu grupo político e com o prefeito ACM Neto?”, devolve Prates a pergunta.
Eleição para presidência da Câmara.
Perguntado pelo TV Servidor após declarar que não será candidato a reeleição para a presidência da Casa para quem dos três cotados ao comando do legislativo (Cláudio Tinoco, Geraldo Junior e Kiki Bispo) vai trabalhar para eleger, Leo desconversou sobre o assunto.
“Eu tenho 50% do mandato e já se fala quem vai ser o candidato. Eu sou presidente ainda. Esse processo de eleição só vai começar após a eleição no ano que vem. Nós temos que ver, inclusive, o desenho que vai ficar para a Câmara Municipal, porque muitos dos meus colegas podem sair candidatos e quem antecipar a campanha, não terá o meu apoio. Eu sou candidato a ser um grande presidente da Câmara. Em junho, eu respondo se vou ser candidato. Mas, o que eu posso dizer é que eu sou um soldado do projeto político do prefeito ACM Neto”, disse Prates.
Rafael Santana