Atento e preocupado com as diversas áreas de vulnerabilidade em Salvador, o secretário da Codesal, Sósthenes Macedo, explicou nesta quina-feira (4), durante o evento de assinatura da ordem de serviço pelo prefeito ACM Neto para a instalação da geomanta em Cosme de Farias que muitos desses locais necessitam de confecção de contenção de encostas.
“O prefeito ACM Neto desde 2015 iniciou um procedimento novo já testado em outras cidades que é o instituto da aplicação da geomanta, que é uma camada que protege a localidade, na impermeabilização, não permitindo que haja ruptura do talude em período de chuva. Na primeira etapa foi realizada a confecção de 72 encostas. Agora, nós estamos na primeira fase da segunda etapa e estamos, por autorização do prefeito ACM Neto, aplicando 10 mil metros quadrados onde nesta encosta na Rua São Damião, em Cosme de Farias, limítrofe com Vale do Matatu, tem uma medida aproximada de 2.400 metros em torno de R$ 400 mil. É algo que vem a garantir a segurança e a vida de mais de 100 famílias nesta localidade. É um talude extenso e de grande impacto para a região que vai, certamente, ajudar bastante no próximo período de chuvas que está por vir”, explica.
O secretário da Codesal esclarece ainda que a garantia original da geomanta é de cinco anos. “Fizemos um estudo com as 72 primeiras que foram instaladas. Elas todas estão em ótimo estado de conservação e nós estamos dando manutenção a fim de que se a garantia é de cinco anos, que a gente possa ter o dobro disso, deixando às famílias com segurança e com conforto, podendo voltar para suas casas e dormir em paz”, esclarece Sósthenes.
Mathias Jaimes e Rafael Santana