Prefeitura e empresários do transporte decidem repor metade da frota na cidade até março

Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Dois dias após o incêndio que atingiu 78 ônibus na garagem da Concessionária Salvador Norte (CSN), no Parque Bela Vista, em Brotas – 62 destruídos e 16 parcialmente queimados –, prefeitura e empresários do sistema de transporte tem buscado alternativas para minimizar os impactos causados a população que necessita dos coletivos para se deslocar pela cidade, principalmente em regiões como Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Pituba.

Na manhã de ontem, 78 ônibus da chamada frota reserva, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Mobilidade (Semob), foram colocados à disposição da população. Já a assessoria de comunicação da concessionária pontuou que os ônibus possuem a mesma idade dos coletivos atingidos. Conforme o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota, as três empresas se juntaram para reorganizar o sistema na cidade.

Além disso, a expectativa é a de que, daqui há um mês, a CSN – que possui outras garagens em São Cristóvão e Pirajá – deva implementar 30 novos ônibus na frota da capital. Segundo o Secretário Municipal de Mobilidade, Fábio Mota, a empresa está elaborando um planejamento para essa regularização.

Ao G1 Bahia, ele informou que uma reunião foi feita com a concessionária e a mesma se comprometeu, até o dia 1º de março – quando começam as aulas nas redes estadual e municipal – a apresentar os novos coletivos. De acordo com a gestão municipal, o prejuízo estimado, com o incêndio, é superior a R$ 20 milhões. A concessionária fala em R$ 12 mi em perdas. Os coletivos atingidos não tinham seguro.

Preocupação

De acordo com Daniel Mota, do Sindicato dos Rodoviários, a expectativa era a de que cerca de 300 funcionários da categoria ficassem paralisados por conta do incidente. Mas, graças a junção com as outras duas concessionárias (Plataforma e OTTrans), o risco foi afastado. “Se algum ônibus voltar para a garagem, vai ser por conta de algum serviço mecânico. Mas, nós tínhamos esse temor quanto as demissões”, disse, ao comentar sobre as mais de 200 demissões de trabalhadores que já ocorreram anteriormente. Apesar da preocupação, a concessionária já havia se manifestado de que não haveria mais dispensas por conta do incêndio.

Ainda não há a confirmação sobre as causas do acidente, mas peritos estiveram novamente na garagem da empresa nesta terça-feira. O caso está sendo investigado pela 6ª Delegacia Territorial, localizado em Brotas. Funcionários e diretores da empresa estão sendo ouvidos. O espaço possui câmeras de segurança e a expectativa é a de que as imagens ajudem as esclarecer as causas do incêndio. Contudo, ainda não há previsão para a conclusão da perícia, tampouco quando os laudos deverão ficar prontos.

Informações extraídas do Tribuna da Bahia On Line

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …