ACM Neto apresenta programação especial que marca aniversário de 469 anos de Salvador

A comemoração de aniversário de 469 anos de Salvador neste mês de março será especial. A capital baiana será palco de uma série de inaugurações, ordens de serviço e, claro, muita cultura e lazer com o Festival da Cidade, com atrações para todos os estilos em diversos pontos da capital baiana. A programação especial montada pela Prefeitura foi apresentada pelo prefeito ACM Neto em evento realizado nesta terça-feira (20), no Teatro Gregório de Mattos (TGM). Estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis, secretários e gestores municipais, autoridades, convidados e imprensa.

“Esta será a agenda mais completa e mais extensa das últimas seis edições de comemorações pelo aniversário de Salvador. São ações em vários campos da administração municipal que vão muito além do dia 29 de março, quando a cidade completa 469 anos. O que nos deixa mais alegre é que, mesmo depois de todo esse tempo, Salvador continua merecendo o título de primeira capital do Brasil”, salientou o prefeito.

Na área de infraestrutura, a série com mais de 100 ações e mais de R$700 milhões em investimentos será promovida até o fim da primeira quinzena de abril. Serão lançados dez editais de licitação, dentre eles os da recuperação e ampliação do Mercado Municipal de Cajazeiras; requalificação da Praça Wilson Lins (Pituba) e do Caminho da Fé (Cidade Baixa); e de modernização e gestão da iluminação pública de Salvador, por meio de parceria público-privada.

Outras 40 ordens de serviço vão proporcionar à população, no futuro, novas estruturas como o Centro de Convenções Municipal; a primeira etapa do BRT; a requalificação da Ponta do Humaitá; a implantação de Unidades de Saúde da Família (USFs), a exemplo de Campinas de Pirajá; a contenção de encostas em locais como a Rua do Ocidente, na Fazenda Grande do Retiro; e o programa Morar Melhor em bairros como as Cajazeiras VI, VII e XI.

Hospital – O primeiro Hospital Municipal de Salvador, na Boca da Mata, é a maior estrutura da lista de 46 inaugurações a serem realizadas até abril. As entregas envolvem também a contenção da encosta do Barro Branco, no Alto do Peru; a Escola Municipal Bom Jesus dos Passos, em Bom Jesus dos Passos; o Hub Salvador, localizado no Comércio; praças como a Lord Cochrane, na Garibaldi; a primeira Casa para Estudantes Quilombolas de Salvador, no Matatu; geomantas em locais como a da Rua Arco do Triunfo, em Rio Sena; Casa Legal em Tancredo Neves, Narandiba e Palestina; a orla do Farol de Itapuã e a primeira etapa da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi.

Cinco termos de convênio serão assinados com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, para investimentos na rede municipal de ensino. Os recursos, de quase R$29 milhões, serão aplicados na renovação de mobiliário escolar, assim como na requalificação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Nova Sussuarana, em Nova Sussuarana, e Maria Rosa Freire, na Palestina, além das escolas municipais Engenho Velho da Federação e do Pau Miúdo, nos bairros de mesmo nome.

Entre os eventos programados, estão o lançamento do novo sistema de compartilhamento de bicicletas, em parceria com o Itaú; o programa Conecta Salvador Wi-Fi Livre; a Suburbana Verde, com o plantio de 1,4 mil mudas de árvores ao longo da Avenida Afrânio Peixoto; lançamento dos Espaços Boca de Brasa e do chamamento público para modernização dos estacionamentos fechados e Zona Azul.

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Débora Regis participa da entrega do novo Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita Rilza Valentim

Lauro de Freitas marca presença no evento de inauguração do Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita …