
O prefeito ACM Neto nega que sua viagem pelo interior do estado, para os municípios de Cruz das Almas e Jacobina, seja uma pré campanha, visando as eleições estaduais de 2018.
Conforme Neto, as visitas feitas aos municípios na sexta (28) foi para atender um convite de colegas prefeitos. ACM Neto revelou que em 2017 estará focado na administração de Salvador.
Neto esteve presente na sexta-feira (28) em visita ao município de Jacobina, administrada pelo prefeito Luciano da Locar (DEM), onde participou das comemorações do aniversário da cidade, um bom motivo para fazer articulações políticas. Ele já esteve em Feira de Santana e Vitória da Conquista, administradas também por aliados, onde Neto já é tratado como pré-candidato a governador nas eleições de 2018.
2018 não é algo pensado. Nem descartado…
A possibilidade de uma candidatura para o governo do Estado em 2018 é, de acordo com ACM Neto, algo ainda impensável, nesse momento, mas não descarta possibilidade. Diante das especulações que os seus projetos sejam direcionados ao Estado, após uma possível candidatura à sucessão estadual, o gestor afirma que, no momento, foca apenas na gestão da Prefeitura de Salvador em 2017. No entanto, deixa espaço para uma sequência de especulações quando diz que ‘em 2018 verá como estará o cenário’.
Apesar de negar que tenha ambições estaduais para 2018, o prefeito ACM Neto sabe que seu nome provoca interesse pela disputa ao Estado pelo resultado da sua gestão bem sucedida em Salvador, avaliada e reconhecida em todo o Estado e em todo o país. Neto já aparece à frente do atual governador Rui Costa, possível canddato à reeleição, em pesquisas para a sucessão estadual.
O prefeito, que já está no segundo mandato à frente do Executivo Municipal, supera o governador Rui Costa e os demais postulantes ao pleito estadual nas pesquisas de intenção de votos.
Desde que foi eleito em primeiro turno, no entanto, o prefeito nega ter intenção de disputar o cargo, mas não descarta a possiibilidade. Aliados do prefeito, por outro lado, manifestam desejo para que Neto deixe a prefeitura em 2018 para concorrer ao governo do Estado.
Os aliados próximos ao prefeito disseram ser “possível” que o DEM e os demais partidos convençam Neto a ser candidato ao governo do Estado, mas a decisão é única e exclusivamente do demista. No entanto, aliados fazem questão de ressaltar que o prefeito não comenta sobre o assunto, mas defenderam o estilo ‘ACM Neto de governar’.
Aliados
Apesar do prefeito não admitir, os aliados são os grandes entusiastas em apoiar a candidatura de Neto ao governo do Estado, como favorito à sucessão para o Palácio de Ondina.
O nome do prefeito ACM Neto é lembrado como opção para 2018, pois aliados avaliam que ele ganhou força após gestão bem sucedida, reconhecida e valorizada.
Aliados e auxiliares reconhecem que o prefeito surge como uma opção forte para a sucessão estadual, mas ponderam que o gestor tem sido cauteloso ao focar na administração municipal.
Caso seja candidato ao governo do Estado, Neto terá de renunciar ao cargo, abrindo espaço para que o vice-prefeito Bruno Reis assuma a Prefeitura e conduza a administração municipal.
Desde que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2013, Neto tem adotado uma intensa agenda pública que inclui atividades administrativas nos fins de semana e uma forte atuação nas comunidades. Com o sucesso da sua gestão no primeiro mandato e agora no segundo mandato, o chefe do Executivo Municipal passou a ser lembrado como opção para 2018. ACM Neto tem negado sobre o pleito, mas não descarta possibilidade.
Empolgado com o resultado da campanha municipal em 2016, inclusive por ter adquirido 74% votos nas eleições do último dia 2 de outubro que garantiu sua reeleição ao Executivo municipal, Neto tem feito suas andanças pelo interior do Estado com movimentações que podem indicar uma forma de articulação política rumo a 2018.
Rafael Santana