A Prefeitura decidiu prorrogar por mais sete dias as medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida nos bairros de Santa Cruz, Pirajá, Mata Escura e Pernambués. O anúncio foi feito hoje (14) pelo prefeito ACM Neto, durante a inauguração das obras de requalificação da Avenida Sete de Setembro e Praça Castro Alves.
Além dessas localidades, as restrições seguem no Nordeste de Amaralina e, neste sábado (15), recomeçam em São Cristóvão, conforme havia anunciado ontem (13) o prefeito. “Infelizmente, essas medidas são necessárias para nós tentarmos frear o crescimento do novo coronavírus. Em Santa Cruz, por exemplo, mais de 40% dos resultados dos testes rápidos têm dado positivo, em média. No Nordeste de Amaralina e Pernambués, também temos situações preocupantes. Os bairros precisam se ajudar e respeitar as regras de isolamento social”, afirmou ACM Neto.
Vale frisar que, nos bairros com medidas restritivas regionalizadas, nem as atividades liberadas para reabrir nas fases um e dois da retomada podem funcionar presencialmente. Ou seja, restaurantes e bares, por exemplo, não podem reabrir, a não ser com sistema delivery. Todo comércio formal e informal deve permanecer fechado. A exceção são os estabelecimentos considerados essenciais, a exemplo dos de saúde, veterinários, supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, repartições públicas, cartórios, bancos e lotéricas. Para compensar a suspensão do comércio informal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), distribui cestas básicas para ambulantes e feirantes.