Depois de décadas, a população de Vila Canária vai ganhar um nova Unidade de Saúde da Família para ter acesso a atenção básica de saúde na localidade. O prefeito ACM Neto assinou nesta terça-feira (8), a ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras de construção da USF na comunidade. A cerimônia aconteceu às 9h, na Rua Coronel Nilton Sá (entrada defronte à Vila Paes Delicatessen) – transversal à Rua São Pedro, na Vila Canária, com a presença do novo titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão.
A USF Vila Canária, que integra o Distrito Sanitário Pau da Lima, vai contar com uma estrutura de quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, tanto para atendimento médico quanto para a realização de diversos programas, como os de combate à hipertensão e diabetes. A estrutura vai ofertar também vacinação, coleta para exames laboratoriais, marcação de exames e dispensação de medicamentos, dentre outros serviços. Com investimento de R$1,1 milhão, a unidade de saúde vai atender cerca de 14 mil pessoas do bairro e adjacências. “A população de Vila Canária esperava há décadas por uma Unidade de Saúde da Família. Ao longo dos últimos cinco anos, a expansão que estamos trazendo de cobertura na atenção básica é algo impressionante para que a população seja assistida. Investir na atenção básica é a melhor forma de fazer política de saúde pública do Brasil e a prefeitura vem trabalhando para isso”, destaca o prefeito.
De janeiro até o momento, a administração municipal já entregou três USFs, sendo elas a da Capelinha de São Caetano, do Recanto da Lagoa II e de Colinas de Periperi, e iniciou a construção de outras três unidades de saúde: Arraial do Retiro, Lagoa da Paixão e Vila Nova de Pituaçu. Além disso, foi inaugurado em abril o Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Cajazeiras – a primeira estrutura do tipo construída pelo Município na história da capital baiana.
Mathias Jaimes e Rafael Santana com informações da Secom/PMS