O prefeito ACM Neto disse em seu discurso durante a solenidade de assinatura com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), no Palácio Thomé de Souza, na manhã desta sexta-feira (16), que trata da liberação dos recursos para implantação da primeira etapa do novo sistema de transporte coletivo de passageiros que o modal será implantado entre as estações da Lapa e Iguatemi, em corredor formado por viadutos, considerado pelo prefeito, para resolver o problema de mobilidade urbana na cidade.
“Nos empenhamos de maneira comprometida para garantir o avanço das obras e os ajustes na cidade para que as obras possam avançar e a gente tem a expectativa, de fato, que o Metrô possa ser uma realidade em seus 42 km, da mesma forma que a prefeitura pretende dialogar com o governo do Estado para a implantação dos corredores de BRT na Avenida Gal Costa e na Avenida 29 de Março quando estiverem concluídas. Nós estamos tratando de um modal que vai no coração do problema de mobilidade de Salvador. Salvador, por uma questão histórica, desenvolveu dois ciclos econômicos, o ciclo antigo que tem na Estação da Lapa o seu coração, e o ciclo moderno na região do Iguatemi . Esse BRT procura exatamente fazer a integração desses dois ciclos que são polos geradores de empregos de mobilidade urbana em nossa cidade”, explica o prefeito.
Após assinatura dos contratos com a Caixa para a realização das obras e a construção do trecho um – do Parque da Cidade ao Iguatemi -, a prefeitura vai publicar o edital para licitação da obra, que deve acontecer até o final de outubro.
O projeto, que conta com financiamento do governo federal, vai receber um aporte total da ordem de R$ 820 milhões em recursos. Até o final da intervenção, os repasses serão fracionados, sendo que a primeira parte desse montante soma um recurso de R$ 408 milhões, viabilizado por meio de dois contratos com a CEF para a obra do primeiro trecho em dois contratos com o banco. Essa etapa vai ligar as regiões do Parque da Cidade até a região do Iguatemi, contando com três viadutos, dois elevados e três estações.
O BRT será implantado da entrada da Estação da Lapa até a estação de Integração Iguatemi, por um corredor formado por viadutos, que passará pela avenida Vasco da Gama e seguirá pela rua do Lucaia, avenidas Juracy Magalhães e Antonio Carlos Magalhães (ACM).
No trecho da Avenida Vasco da Gama, o modal vai passar pelas vias de ônibus convencionais já existentes, que serão adaptadas para receber o novo sistema e suas estações. Nos trechos seguintes – Lucaia, Juracy Magalhães e ACM – serão construídas novas vias exclusivas, erguidas no canteiro central.
Nas estações da Lapa e no Iguatemi, o novo sistema de transporte estará ligado com o sistema metroviário. Ainda não há definição sobre o valor da tarifa.
Para a implementação do novo sistema, deverão ser realizadas obras de macrodrenagem em toda a extensão das avenidas ACM e Juracy Magalhães. Estão previstas, ainda, modificações no tráfego de veículos das avenidas ACM e Tancredo Neves. Dentro do projeto, serão contempladas, ainda, a construção de ciclovias e ciclofaixas.
A previsão é que a partir de 2019, os usuários de transporte público de Salvador vão poder deslocar-se da Estação da Lapa até o Iguatemi por meio do BRT (Bus Rapid Transit), ou transporte rápido por ônibus. O BRT faz parte do projeto dos Corredores de Transporte Coletivo Integrado de Salvador. Esse modelo é utilizado em outras cidades brasileiras, como Curitiba e Rio de Janeiro.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a intenção é que o BRT beneficie 31 mil pessoas por hora por meio da melhoria das condições de transporte público e da mobilidade do trânsito em geral.
Os ônibus utilizados pelo BRT serão do tipo articulados, com portas largas e comprimento máximo de 23 metros. Os ônibus vão operar a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h, com tempos de percurso reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.
Rafael Santana com informações da AGECOM/Foto: TV Servidor