ACM Neto lança ações da Operação Chuva 2018

Para prevenir e proteger a população das fortes chuvas que caem em Salvador, o prefeito ACM Neto fez o lançamento da Operação Chuva 2018, na tarde desta terça-feira (13), no Palácio Thomé de Souza, onde apresentou ações essenciais durante o período chuvoso na cidade.

Segundo o prefeito, a Operação Chuva 2018 apresenta duas grandes linhas de atuação: prevenção e proteção. No trabalho de prevenção, destaca-se a aplicação das geomantas que, este ano, serão em 30 mil metros quadrados neste primeiro semestre, o que ajuda a proteger muitas encostas em nossa cidade; além disso, dezenas de obras de novas encostas estão previstas para serem iniciadas este ano. Ainda no trabalho de prevenção, há previsão de investimentos da ordem de R$ 60 milhões em serviços de macro e micro drenagem, tapa buraco, recuperação de escadarias, limpeza de canais, poda de árvores, entre outros serviços de preparação da cidade.

Ainda no trabalho de prevenção, será feita ação comunitária dos núcleos com a mobilização dos voluntários, com o lançamento do aplicativo,  que é outra novidade para 2018. “Os nossos voluntários vão ter um aplicativo para encaminhar em tempo real para a Prefeitura a informação de qualquer risco ou até mesmo de ocorrências que exijam uma imediata e enérgica ação por parte do poder público”, explica o prefeito.

Um outra ação destacada pelo prefeito é o auxílio prestado às famílias que, eventualmente, tenham que ser evacuadas da área de risco e serem abrigadas pela Prefeitura que justifique o recebimento do aluguel social no valor de R$ 300.

“Toda a equipe da Prefeitura já está mobilizada e organizada neste mês de março para trabalhar tanto na prevenção como na proteção da cidade,  sempre fazendo um apelo para os moradores de áreas de risco que, por favor, evitem o risco, que procurem a Prefeitura, a Defesa Civil,  que procurem os órgãos da Prefeitura, porque a gente pode com isso preservar vidas humanas, evitar desastres e acidentes fatais, como por exemplo, o que aconteceu hoje em Pituaçu devido a um desabamento de um prédio”, garante Neto.

O coordenador-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, reforçou que o foco de trabalho na Defesa Civil é sempre voltado para a prevenção e o contingenciamento durante o período de chuvas. O titular da Codesal destacou que a maior vertente de atuação no período anti-chuva é justamente a informação dos núcleos comunitários de proteção e Defesa Civil e também, o Programa de Defesa Civil nas Escolas que envolvem crianças, professores e diretores, além do aplicativo disponibilizado aos voluntários no trabalho de registros de informações e ocorrências sobre imóveis em áreas de risco para prevenção de acidentes.

“A estratégia de trabalho é a prevenção e o momento da contingência no período das chuvas. A nossa equipe está intensificada com reforço para prontamente atender a população e dar segurança”, garante o coordenador da Codesal.

Mathias Jaimes e Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …