ACM Neto não descarta candidatura ao governo do Estado em 2018

O prefeito ACM Neto participou neste sábado (27), do encontro da Juventude do Partido Democratas. O evento acontece a partir das 10h, no hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, para discutir o atual momento político do país, da Bahia e de Salvador com a militância jovem de todo o estado e pensar uma nova forma de fazer política. Além de Neto, o deputado federal e presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, está também presente no encontro, além das 70 delegações do interior.

Em sua apresentação para a Juventude durante o Encontro, ACM Neto declarou que o país vive uma situação estarrecedora. “O país precisava passar por tudo isso, até para que a partir do próximo ano, as eleições sejam, de fato, mais limpas e equilibradas. Que as eleições sejam marcadas pelo debate fundamental das ideias, pela decisão livre do povo e não pela influência do dinheiro roubado dos cofres públicos, que foi o que aconteceu nos últimos anos no Brasil. Eu tenho uma visão otimista de que nós vamos superar. O Brasil e as nossas instituições são maiores do que as pessoas, os partidos e do que o desejo insaciável pelo poder. Por isso, não há melhor ambiente do que esse da juventude pra dizer que se todos estiverem juntos e atuando, de fato, viveremos em um novo país”, disse ACM Neto.

O democrata destaca a relevância do evento com a participação da juventude na política ao relembrar o seu início na vida política. “Eu comecei a minha vida política exatamente nesse ambiente de militância da juventude. Ano que vem, eu faço 20 anos que iniciei exatamente na época do PFL jovem que, depois, se tornou Juventude Democratas. Este é o momento realmente em que as pessoas começam a refletir e como é que podem contribuir e participar mais ativamente da construção da cidadania e da política. Não há outro caminho para transformar o futuro do país que não seja pela política”, descreve Neto.

Críticas ao atual governo do Estado

Em sua fala, ACM Neto não poupou críticas ao governo do Estado, que já serve de ensaio político ao que se anuncia sobre o que será a disputa em 2018. “Eu fico abismado com o gasto em propaganda e com a quantidade de mentiras que são divulgadas através da propaganda do governo do Estado. Eu fico assustado. Quando ligamos a TV, achamos que a Bahia está uma maravilha, a Saúde garante assistência social a todos, a gente pensa que as grandes obras no interior estão saindo do papel, a gente pensa que a Bahia cresce e se desenvolve, mas infelizmente, quem vive o dia a dia e a realidade no nosso Estado sabe que há uma diferença absurda entre o que a gente vê na propaganda e o que a gente vive no dia a dia nas ruas, não só em Salvador, mas em todo o Estado. Infelizmente, a Bahia hoje é um dos estados que mais cresce em índice de violência, a Segurança Pública faliu em nossa terra. A Bahia, que há alguns anos atrás se destacava em todo o Brasil pelo enfrentamento correto, justo e enérgico do banditismo e da violência que acabam vitimando, sobretudo, jovens, negros e pobres que moram na periferia. Essa é a realidade da Bahia”, critica Neto.

Para o democrata, o Estado perdeu a oportunidade de acompanhar o crescimento. “O Estado perdeu em termos de competitividade a sua posição econômica e a capacidade de geração de emprego e distribuição de renda. No Estado, infelizmente, a gente observa que na Educação em quase 12 anos de governo, eles foram incapazes de construir uma sala de aula, de edificar uma escola sequer. Essa é a realidade da Educação, não da propaganda. Quando se vê os dados concretos, se vê que, infelizmente, a Bahia poderia estar muito melhor. Por entender isso, é que nasce no coração dos baianos o sentimento cada vez maior de mudança, renovação e um novo pacto com o desejo de alternância de poder, o que será possível realizar o que estamos realizando em Salvador. Quem olha para trás, enxerga a Salvador de quatro anos atrás para a Salvador de hoje. Mesmo com os nossos adversários mais críticos e acalorados são obrigados a reconhecerem os avanços de Salvador e as conquistas para a nossa capital”, descreve Neto.

Crise política 

Em relação a atual situação política que envolve o governo do presidente Michel Temer, ACM Neto considera que “é um momento difícil de crise e, sobretudo, de expectativa para que o país possa superar as dificuldades que vem enfrentando” e defende “que o país seja maior do que estamos enfrentando neste momento”.

“Eu acho que as instituições do país e a democracia estão acima das pessoas e dos partidos. O que a gente espera e torce é que rapidamente as questões políticas possam ser resolvidas porque quem paga o preço disso é a população na rua, o cidadão que vem sofrendo com o desemprego, com a queda da renda e do poder aquisitivo e a gente precisa o quanto antes virar essa página”, disse Neto.

Diante da crise política que se instalou no Brasil, Neto disse que o momento traz consequências gravíssimas para o país, mas destacou que a juventude é a construção do futuro. “Mais do que nunca, com essa crise toda que o país vive e essas coisas que a gente ver acontecendo no Brasil, a gente precisa recorrer aos jovens, a sua força, energia e inspiração. O país pode sar muito maior e melhor do que entrou em toda essa crise e pra isso acontecer os jovens vão ter um papel fundamental”, acredita.

“Brasília, o Congresso Nacional e muitos ministros que estão lá vivem uma redoma e não sabem o que é o Brasil real, o Brasil das ruas, o Brasil que sofre, o Brasil da pobreza e o Brasil que está sonhando e exigindo mudanças urgentes. Desde 2013 quando iniciei na prefeitura, eu tenho a noção clara do que é o sentimento de urgência da população”, completa.

Pretensões políticas em 2018

Em coletiva, Neto, ao ser perguntado sobre suas pretensões políticas em 2018, disse que o dever e a responsabilidade, no momento, é cuidar de Salvador, anunciou que vai lançar um plano de metas e ações, projetos e investimentos para a cidade com vistas aos próximos quatro anos, e declarou que sobre 2018 só vai falar no próximo ano. “Eu não vou ficar com o joguinho que descarto a possibilidade de ser candidato a governador. Não descarto. É uma possibilidade que existe, mas só vai ser tratada no próximo ano”, disse Neto.

Mathias Jaimes e Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Obra segue em ritmo acelerado na Gerino de Souza, Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços …