Ações do Pelourinho Dia e Noite já agitam Centro Histórico

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

O primeiro fim de semana do Pelourinho Dia e Noite, promovido pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, movimentou o roteiro turístico e de lazer dos baianos. O Domingo Gastronômico – Culinária Baiana Original com Arte, que envolveu dezenove estabelecimentos entre restaurantes, sorveterias e cafés na localidade, já é um sucesso. Noventa porcento destes espaços excederam a capacidade de atendimento do público, o que demonstra a busca do soteropolitano por atrativos nas ruas históricas da capital.

De acordo com a titular da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, o resultado da aceitação da população neste primeiro fim de semana de atividades do programa foi positivo. “Minha avaliação vem dos comentários de envolvidos, artistas, técnicos, empresários e comunidade. A presença do público foi um sinal claro de que o soteropolitano aceitou com entusiasmo essa nova fase do Pelourinho Dia e Noite e passou a olhar com mais cuidado para o Centro Histórico”, analisa Pedroso.

Além do festival gastronômico, o público que compareceu ao Pelourinho neste fim de semana ainda apreciou ações como a ação República dos Tambores, que ocorre também nesta semana no Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus. No sábado, a Orquestra da Câmara de Salvador (OCSal), regida pelo maestro Ângelo Rafael, recebeu o público na Igreja Nossa Senhora do Carmo para um ensaio de portas abertas. No domingo, a atividade ficou por conta do concerto que ocorreu na Igreja do São Francisco.

Próximas atrações – Nesta terça-feira (10), ocorre o lançamento do “Viradão do Samba”, que acontece na Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus, a partir das 19h, com shows dos grupos: Bambeia, Samba de Verdade e Botiquim. As apresentações encerram às 21h. E na quarta-feira (11) quem for ao Centro poderá conferir, a partir das 18h, a missa orquestrada na Igreja de São Domingos com o Maestro Fred Dantas. Mais cedo, às 17h, a orquestra ensaia de portas abertas para receber o público que vai acompanhar todo o processo preparatório dos músicos para a apresentação durante a missa.

Serão, no total, nove ações calendarizadas que promoverão 11 intervenções culturais semanais gratuitas, em logradouros públicos e com múltiplas linguagens. A programação segue até 31 de dezembro, e está disponível no site do projeto. O Pelourinho Dia e Noite integra o programa Salvador 360, através do qual a Prefeitura vai investir cerca de R$200 milhões em intervenções, programas de habitação, mobilidade, incentivos fiscais e equipamentos âncoras de transformação.

Fonte: Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Débora Regis participa da entrega do novo Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita Rilza Valentim

Lauro de Freitas marca presença no evento de inauguração do Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita …