Ações municipais contribuem para ampliar ações de sustentabilidade e proteção animal em Salvador em 2024

Valter Pontes SECOM Salvador

Em 2024, a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) deu um grande passo em direção a uma Salvador mais verde e sustentável. Foram mais de 17 mil mudas plantadas ao longo do ano, contribuindo para o aumento da área verde e melhorando a qualidade do ar da cidade.

Além disso, a melhoria de 22 novas hortas marcou o avanço na segurança alimentar e na educação ambiental, com destaque para 12 hortas escolares. O trabalho também incluiu a criação de cinco hortas comunitárias, duas hortas de folhas sagradas e três hortas comerciais, além de quatro pomares e a entrega de 500 kits horta através do programa Horta em Casa.




Outro grande destaque foi a atuação da Diretoria de Proteção Animal (Dipa). Foram realizados 186.570 atendimentos no Hospital Veterinário, mostrando a importância do serviço para o bem-estar dos animais. Por meio do Castramóvel, programa itinerante de castração de pets, mais de 10 mil cães e 23 mil gatos passaram pelo procedimento.

A vacinação também foi reforçada, com a aplicação de mais de 20 mil doses da vacina V10, essencial para a prevenção de doenças em animais de estimação. A pasta também promoveu o resgate e atendimento de 192 animais de grande porte nas vias da cidade.

Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

O programa Casa So+ma, focado na reciclagem e na conscientização ambiental, também teve um ano de grande sucesso. Com 23.155 cadastros no total, o programa contabilizou 1.203.490 kg de resíduos e um total de 5.934 participantes engajados. Além disso, 2.739 participantes resgataram 38.099 itens como recompensa por suas ações, reforçando a participação da comunidade no processo de transformação sustentável.

Para o titular da Secis, Ivan Euler, os números são reflexo do esforço conjunto para transformar uma cidade em um lugar mais verde, saudável e sustentável. “O trabalho que desenvolvemos ao longo deste ano foi fundamental para a melhoria da qualidade de vida na capital. Esses números demonstram o compromisso e o compromisso de toda a equipe”, afirmou o secretário.




Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …