Aeroporto de Salvador recebe selo da Diversidade Étnico-Racial por quatro anos seguidos

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, recebeu pelo quarto ano seguido o Selo de Diversidade Étnico-Racial, através do qual a Secretaria Municipal da Reparação de Salvador reconhece organizações que desenvolvem iniciativas de combate ao racismo institucional.



Alinhado com a política da VINCI Airports de promover ambientes de trabalho diversos, desde os primeiros dias da nova administração, o Salvador Bahia Airport implementou o acompanhamento de perfil de funcionários através de censo e adotou processos para aumento da contratação de profissionais negros. Além disso, realiza treinamentos de combate a vieses inconscientes e um calendário anual de ações voltadas para valorização da diversidade, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo.

Em 2018, o aeroporto criou o Comitê de Diversidade, que tem o objetivo de debater sobre o tema e propor ações de combate à discriminação na instituição. Ao longo dos anos diversas iniciativas foram realizadas. Em 2021 foi realizado no mês de março o projeto Elas no Controle, celebrando o mês da mulher e debatendo seus desafios durante a pandemia. Diversas especialistas foram convidadas para fazerem palestras durante o mês, com destaque para a de tema “Sexismo, racismo e pandemia: os desafios para os direitos humanos”.

Roberto Castro / Mtur

Durante o mês da Consciência Negra, o Salvador Bahia Airport sediou treinamentos internos para funcionários e comunidade aeroportuária e promoveu o Road Show Black Money, uma feira que fomenta o empreendedorismo negro. O evento contou com uma mesa-redonda sobre ‘A diversidade e o multiculturalismo a partir da perspectiva dos negócios’ e uma exposição de produtos de afroempreendedores para empresas que possuem negócios no aeroporto.

“O aeroporto é um local que traz por si só esse olhar sobre a pluralidade de culturas, de olhares, de formas de ver o mundo. Para nós, fazer com que esse espaço seja cada vez mais inclusivo e reflexo da diversidade é primordial. Essa certificação comprova que nossos esforços estão na direção certa, abraçando a política da VINCI Airports, especialmente por nós operarmos mais de 45 aeroportos ao redor do mundo”, afirma Isabela Dantas, gerente de Recursos Humanos do Salvador Bahia Airport.

 

 

 



Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …