Alerta via SMS da Codesal auxilia ações preventivas em períodos chuvosos

O acesso à previsão de chuvas intensas, assim como os possíveis eventos naturais decorrentes delas, é realidade na capital baiana através do serviço de alertas via SMS – a ferramenta é disponibilizada gratuitamente pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) a lideranças comunitárias e voluntários capacitados para atuar em áreas de risco. Desde 2016, quando o sistema foi implantado na cidade, o órgão municipal contabiliza 1,2 mil cadastrados para receber as mensagens.

Através dos torpedos enviados aos celulares, a Codesal informa a estimativa de chuva para as próximas horas (tempo que varia conforme a duração período), além de aviso de risco para alagamentos e deslizamentos. Essa comunicação preventiva facilita a atuação dos colaboradores nas comunidades, com a realização de atividades de informação, instrução e mobilização da população em casos de riscos de desastres.

As mensagens costumam também ser enviadas quando ocorrem simulados de evacuação. O acompanhamento das condições do tempo e clima acontece no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), cuja instalação possui equipamentos de ponta de análise climatológica, para produção de informações diárias sobre temperatura, clima e índice pluviométrico de Salvador.

O Cemadec detecta espécies de aglomerados de nuvens de chuva que se aproximam, bem como o potencial de precipitação. É a partir da análise desses fenômenos que a unidade emite alertas de situações que possam oferecer riscos à população. “Temos como objetivo atuar preventivamente e, para isso, usamos toda a tecnologia necessária em prol da segurança do soteropolitano”, explica o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo.

Âmbito nacional – Como reforço à ação da Codesal, a Defesa Civil Nacional também passou a oferecer o serviço de SMS gratuito de alertas climatológicos. As informações são geradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Qualquer cidadão pode se cadastrar no serviço enviando SMS, com informação do CEP, para o número 40199.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto tem dobro de intenções de voto em Feira de Santana; Baianos não aguentam mais 4 anos de Jerônimo Rodrigues

A pesquisa da Economic Consultoria & Pesquisas mostrou o que muita gente já vem sentindo …