Alex da Piatã quer mudar o nome da Arena Itaipava Fonte Nova para Arena Rei Pelé




O deputado Alex da Piatã (PSD) quer homenagear o maior jogador de futebol de todos os tempos mudando o nome do maior equipamento esportivo da Bahia, localizado em Salvador. O parlamentar apresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 24.696/2023, que propõe substituir a denominação do Estádio Arena Itaipava Fonte Nova para Arena Rei Pelé, atleta que faleceu no último dia 29 de dezembro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Pense num absurdo, na Bahia tem precedente!”, escreveu o deputado, dizendo que o significado desta profecia do governador Otávio Mangabeira é tão verdadeiro e procedente, que se aplica a muitas das situações mais comezinhas do cotidiano nacional. “Uma batalha a mais na minha vida como homem e parlamentar”, acrescentou ao justificar a razão da proposição em tela.

Alex da Piatã lembrou que Pelé será sempre um imortal jogador de futebol, eleito em 2000 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como Melhor Jogador do Século da FIFA. Nesse mesmo ano, o jogador foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Ele explica, no documento, como Edson Arantes do Nascimento, nome de batismo do rei, foi eternizado como Pelé. “Em uma ‘pelada’, que aqui na nossa terra é conhecida como ‘baba’, um menino foi o primeiro a chamá-lo de Pelé. O apelido pegou, surgindo daí o nome do famoso jogador”, contou.

Pelé iniciou a carreira no futebol aos 15 anos no Santos Futebol Clube, agremiação situada na cidade praiana de Santos. No ano seguinte, já vestiu a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira. Sagrou-se campeão de três edições da Copa do Mundo: em 1958, na Suécia; em 1962, no Chile; e em 1970, no México, sendo o único jogador de futebol tricampeão mundial de futebol. “Pelé é assim: quando não é o maior, é o único, é o jamais, é o inédito, é o melhor”, diz o autor do PL.



Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …