
A decisão do governo do Estado e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) de aumentar o valor da conta de água teve reação contrária por parte do líder do DEM, vereador Alexandre Aleluia, que durante a sessão ordinaria na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara Municipal, criticou o governador Rui Costa e o presidente da Embasa de aumentarem para 8% a tarifa de água “muito acima da inflação” e mudarem a “metodologia” da Tarifa Social para o consumidor final.
“O que falta hoje é transparência. A gente não sabe quando é racionamento ou manutenção, a gente não sabe quando é aumento ou racionamento. A gente tem que saber o que está acontecendo”, critica Aleluia.
Aleluia denuncia também mudanças na chamada ‘Tarifa Social’, que é um valor menor que as famílias pagam se consumirem menos de 10 metros cúbicos de água por mês e se enquandrarem na faixa de 1 à 3 salários mínimos.
“Em uma canetada só, o governador diminuiu esse limite pra 7 metros cúbicos. Isso é um racionamento maquiado? É uma bandeira vermelha maquiada? O que é isso. As pessoas tem direito de saber o que está acontecendo. É um absurdo. Se é racionamento, porque racionamento só para o pobre? Eu acho que, acima de tudo o governador não aprendeu que hoje na gestão público-privada é necessário transparência e isso não existe no governo da Bahia”, critica o democrata.
Rafael Santana