A Câmara Municipal de Salvador, por iniciativa do vereador Alexandre Aleluia (DEM), irá realizar na próxima sexta-feira (7), no Plenário Cosme de Farias, às 10h, uma sessão especial para homenagear os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O termo pracinha refere-se ao soldado do Exército Brasileiro enviado à Itália, em 1943, para lutar contra as tropas da Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. O conflito iniciado em 1939 por Adolf Hitler terminou em 1945. “Sigo trabalhando para resgatar a memória dos nossos heróis em nosso imaginário”, justificou o vereador. Aleluia agradeceu ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) por ter aceitado o convite para participar da sessão.
Ao todo, a FEB contou com um efetivo de pouco mais de 25 mil homens. Deste total, foram mortos 454 soldados, de acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. A atividade legislativa deve contar ainda com a participação de autoridade civil e militar da Bahia.