
Em discurso na tribuna do plenário durante asessão realizada na terça-feira (7), na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Alexandre Aleluia (DEM) repudiou o pedido do vereador Hilton Coelho (PSOL), que pretende homenagear o argentino Ernesto Che Guevara, um dos líderes da revolução cubana de 1959, com uma sessão especial na Casa.
Na sua fala, o democrata manifestou-se contrário à proposta do parlamentar socialista ao considerar Che Guevara um “assassino” que incentivava “mortes” e “terror” daqueles contrários ao seu pensamento, “uma pessoa que era contra a humanidade e os direitos humanos” .
“Eu sou contra a celebração da sessão solene de homenagem a Che Guevara. Che Guevara foi sim um assassino que enalteceu mortes e o terror em todos os ambientes democráticos e sempre quis implantar regimes totalitários em vários países, um regime que a gente sabe que não dá certo e que só gera sangue e terror. Comunismo e socialismo são responsáveis por 100 milhões de mortes ao longo do século 20 e a gente não pode resgatar isso como uma coisa boa, muito pelo contrário. A Casa não pode aceitar uma homenagem a um sujeito que declarava abertamente ser a favor do assassinato e de exterminar pessoas contrárias ao seu pensamento. Eu sou contra e espero que a Casa se informe de quem ele [Che Guevara] realmente era, uma pessoa contra a humanidade e os direitos humanos”, critica Aleluia.