
A vereadora Ana Rita Tavares (PMB) sugeriu ao Executivo municipal a inclusão de alunos da Educação Profissional e Tecnológica no sistema de meia passagem estudantil. A proposta foi justificada no Projeto de Indicação nº 355/17.
“O transporte é um direito social”, afirma a vereadora. Ela defendeu a implantação de políticas públicas para viabilizar o acesso ao sistema de meia passagem. “Uma parcela da população não consegue usufruir o direito à mobilidade por questões econômicas e sociais”, acrescenta Ana Rita.
“Partindo do suposto de que existem profundas diferenças sociais e econômicas em Salvador, e que o custo do transporte coletivo inviabiliza deslocamentos diários de expressiva parte da cidade, assegurar o direito ao transporte significa necessariamente implantar programas de gratuidade e de barateamento de tarifas”, acrescenta a parlamentar.
Na justificativa, Ana Rita citou dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) de 2013 apontando que cerca de 35% da população não teve condições financeiras para o uso diário de transporte coletivo. Paralelamente, destacou que o desemprego atinge até 24% da população economicamente ativa de Salvador.
“A sugestão para o Executivo é uma forma de oferecer oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho, pois muitos dos usuários são excluídos do processo educativo por conta das tarifas cobradas pelo transporte urbano”, considera a vereadora Ana Rita Tavares.
Fonte: Secom/CMS