
Aliados do presidente Lula (PT) estão preocupados com o impacto do atentado contra Donald Trump no sábado (13). Eles temem que o episódio reforce a narrativa de perseguição à direita globalmente e fortaleça o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também sofreu um ataque em 2018.
Segundo a Folha de S. Paulo, governistas acreditam que o atentado aumentará a pressão sobre Joe Biden e poderá aproximar Trump de uma vitória nas eleições dos EUA. Lula, que já declarou apoio a Biden, expressou em junho sua preocupação com um possível retorno de Trump ao poder.
Bolsonaro e seus aliados rapidamente compararam o ataque a Trump com a facada sofrida pelo ex-presidente brasileiro. Nas redes sociais, figuras como Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro compartilharam imagens e mensagens destacando a semelhança entre os eventos. Bolsonaro, no entanto, está enfrentando dificuldades no Judiciário, com investigações em andamento.
Enquanto isso, políticos brasileiros de diferentes partidos acreditam que o atentado não deve influenciar diretamente as eleições municipais de outubro, embora a segurança do presidente Lula possa ser reforçada.