Banda marcial de escola municipal irá participar de desfile do 2 de Julho

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

O hino da Independência da Bahia já está ensaiado para ser o abre alas do grupo nas ruas de Salvador no sábado (1º), em Pirajá, e no domingo (2), no Centro Histórico da cidade. A Banda Marcial de Pirajá (Masp Show), composta por 45 músicos – alunos e ex-alunos da Escola Municipal Alexandrina Santos Pitta –, desfilará pelo sétimo ano consecutivo na comemoração do 2 de Julho, levando alegria ao público e fazendo reverência aos heróis que lutaram pela Independência do Brasil em território baiano.

Para o desfile de 2017, a Masp Show prepara um repertório especial e muitas surpresas para o percurso que realiza no domingo, da Praça Municipal até a Praça 2 de Julho (Campo Grande). De acordo com o regente Emerson Brito, este ano a apresentação da banda terá um sabor diferente: o grupo passou por uma grande evolução, deixando a categoria de fanfarra, na qual predominam os instrumentos de percussão, e tornando-se banda marcial, com a utilização também de metais.

“Ano passado, no 2 de Julho, ainda estávamos com nossos instrumentos de gatilho mesclados com os novos instrumentos que uma banda marcial utiliza. Este ano será diferente. Teremos a banda 100% marcial no desfile, o que representa um musical diferenciado para apresentar ao público”, explica o regente.

No repertório da banda, que tem como ponto forte a música erudita, serão incorporados hits da Música Popular Brasileira (MPB), como clássicos da banda Roupa Nova, dos cantores Fábio Júnior e Djavan, além de faixas atuais como “Cheguei”, sucesso na voz de cantora Ludmilla e o fenômeno da internet  “Despacito”, de Luis Fonsi, Daddy Yankee e Erika Ender. Todo o repertório é composto de forma colaborativa entre os músicos, que buscam faixas que possam agradar o público e as adaptam para as apresentações.

Sentimento e rotina – Embora a Masp exista desde 1999, o grupo só começou a se apresentar na Independência da Bahia em 2011, após passar cinco anos sem atividade. “Para mim, que já toquei e hoje estou como regente, o 2 de Julho é a apresentação mais importe que faço no ano e o sentimento é igual para todos os alunos. Quando eu tocava, desfilar era muito mais importante do que competir. É uma sensação diferente, mexe com a gente. Nós levamos no rosto patriotismo, temos uma sensação de reconhecimento do trabalho quando nos apresentamos”, completa.

Para os músicos, que ensaiam arduamente de segunda a sexta-feira à noite, a expectativa é grande. O ex-aluno da escola e hoje monitor da banda Jonathas dos Santos, 18 anos, está presente no grupo há sete anos e conta que o 2 de Julho, aliado à sensação de levar alegria para as pessoas, age na equipe de forma singular. “Quando nós subimos a Ladeira da Praça, já começamos a ouvir os gritos das pessoas na torcida. Faremos um grande espetáculo este ano. Estamos em um grupo hoje onde estão as melhores bandas e queremos manter esse patamar. É um orgulho muito grande ser porta-cartel da Masp”, destaca emocionado.

Além da Escola Alexandrina Santos Pita, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) mobilizou mais cinco instituições para participarem das festividades neste fim de semana. O desfile conta também com a presença das fanfarras das escolas municipais da Palestina (Palestina), Helena Magalhães (Boa Vista de São Caetano), Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães (Escada), de Fazenda Coutos (Fazenda Coutos) e Teodoro Sampaio (Santa Cruz). Ao todo 555 alunos da rede municipal irão abrilhantar ainda mais o desfile no domingo.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …