O Banco do Brasil realizará, nos dias 26 e 27 de novembro, Workshops com empresários do vale do São Francisco e de Salvador, respectivamente. Os encontros irão abordar os seguintes temas: Oportunidades e perspectivas do comércio exterior brasileiro; e Como aproveitar as oportunidades do comércio exterior. As palestras serão ministradas pelo mestre em economia, Antônio Germano dos Santos Junior, e pelo especialista em mercado internacional, Sr. Jairo Max Koller, ambos funcionários de carreira do BB. Os eventos preveem além das explanações, a abertura para discussões e a troca de informações, estimulando a participação dos empresários com foco no incremento e na ampliação das relações comerciais com outros países.
O Comex no BB / Com a tradição que possui na área de negócios internacionais, o Banco do Brasil atua para fortalecer as empresas brasileiras e estimula as relações comerciais com o exterior. Isso contribui para gerar maior dinamismo para toda a economia brasileira e oportunidades negociais.
Para ajudar a ganhar tempo e fechar bons negócios, o Banco do Brasil possui soluções para as empresas que utilizam ou desejam utilizar o comércio exterior ampliando seus negócios. Além do ACC, ACE, FINIMP e Drawback, o BB também disponibiliza com exclusividade a linha de crédito para exportadores PROEX, que possui taxas equivalentes às praticadas no mercado internacional. Atualmente, esta instituição financeira é o principal instrumento de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços e tem seus recursos originados no Tesouro Nacional. Para quem ainda não exporta e/ou importa, o BB oferece diversos treinamentos em todo o país, auxiliando na capacitação de empresas de diversos portes. Há também a possibilidade de realização de cursos in-company ministrados por especialistas em comércio exterior.
Exportações do Vale do São Francisco / Conforme informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as duas principais cidades do Vale do São Francisco, Petrolina e Juazeiro, tiveram volume total exportado de quase USD 150 milhões até outubro de 2018. O Vale do São Francisco é um polo de fruticultura que realiza exportações para diversos países, a exemplo dos EUA, Inglaterra, Japão e Arábia Saudita. Além da exportação de frutas, a região é destaque na vinicultura, produzindo vinhos premiados nacional e internacionalmente.
Principais linhas de financiamento à exportação
ACC e ACE – É a antecipação de recursos financeiros, em moeda nacional, para o exportador por conta do pagamento futuro da moeda estrangeira referente à exportação de bens e/ou serviços a ser embarcada (ACC) ou já embarcada (ACE). Essas linhas são destinadas a empresas ou produtores rurais exportadores que necessitem de capital de giro ou de recursos para o financiamento na fase de produção ou comercialização. Financiamento à Importação (FINIMP) – Linha de financiamento em moeda estrangeira, concedida ao importador para a aquisição de bens e/ou serviços. A linha se destina a empresas importadoras brasileiras e consegue financiar 100% do valor da importação.
Proex – Linha de crédito com o objetivo de apoiar a comercialização no exterior de bens e serviços com recursos do tesouro Nacional, por meio de condições compatíveis com as praticadas no mercado internacional. É operacionalizada a partir do desconto de títulos de crédito, cessão de direitos creditórios ou contratos de financiamento.
Muito bom seu post adorei este conteudo. Segue meu website de complemento, seus conteudos me inspira a continuar: https://www.gr3web.com.br