O fundador e presidente do Ministério Internacional Batista Arvoredo, bispo Widson de Freitas Tavares, foi homenageado pela Câmara Municipal de Salvador em sessão solene na noite desta sexta-feira (15). Por iniciativa do vereador Maurício Trindade (DEM), ele foi condecorado com a Medalha Thomé de Souza em reconhecimento pelo serviço social desenvolvido pela instituição, como a recuperação de jovens envolvidos com drogas e atendimento médico gratuito a pessoas carentes, além da distribuição de sopas em eventos beneficentes.
O bispo é soteropolitano e formou-se em direito pela Faculdade Batista Brasileira. Pastor desde 1999, administra 46 congregações filiadas ao Ministério Batista Arvoredo, fundado há 12 anos, a maioria delas em Salvador. Além de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, que já conta com igrejas, a projeção internacional foi iniciada com Portugal e está sendo implantada na Itália. Além da evangelização, segundo destacou Maurício Trindade, o Ministério promove atividades voltadas para a ressocialização de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. “O Brasil está atravessado uma crise gigantesca, nas áreas da economia, educação, saúde e segurança, mas a maior de todas é a crise moral”, frisou o vereador, ressaltando o papel desempenhado pela instituição comandada pelo bispo Widson, “multiplicando a palavra de Deus”.
Na condição de policial militar aposentado, o religioso conheceu os bairros mais violentos da capital baiana e cidades do interior. “Isso o ajudou a traçar ações de combate à marginalidade”, disse Trindade, citando como exemplos os bairros de Tancredo Neves e Mata Escura, onde o Ministério tem forte presença na evangelização e ressocialização de pessoas.
Fome e desemprego / Ao agradecer a honraria, o bispo Widson Tavares relembrou a trajetória do Ministério Batista Arvoredo, fundado com o objetivo de levar a palavra de Deus às pessoas necessitadas, propagando os princípios do evangelho. “O papel da igreja é fazer o que o Estado não está fazendo, erradicar a fome e a marginalidade”, declarou.
Segundo ele, a homenagem da Câmara é um reconhecimento ao trabalho coletivo dos que seguem o Ministério Batista Arvoredo, responsáveis pela distribuição mensal de aproximadamente 300 cestas básicas em bairros periféricos de Salvador. “Esse trabalho nos coloca muito perto das pessoas que passam fome e só quem já passou fome sabe o que é isso. Em Salvador são cerca de 513 mil desempregados e vamos orar para iluminar esta Casa, os 43 vereadores, para que consigam elaborar leis que possam combater essa realidade, gerando emprego e renda para a população”, disse o bispo Widson Tavares.
O ato de entrega da honraria foi na presença da esposa, a pastora Ana Cássia, do pai e também pastor Hélio Tavares, e dos quatro filhos, o pastor Wagner, Késia, Kelen e Karem.
O homenageado foi saudado também pelo pastor e jornalista André Luís de Souza, que ressaltou o fato do “Bispão Widson”, como é carinhosamente chamado, nunca perguntar a religião das pessoas a quem ajuda; e pelo presidente nacional do Movimento Democrático Evangélico, Nestor Neto. Compuseram a mesa da sessão, ainda, a pastora Valdirene Damasceno e o pastor Arão de Castro Souza.
O Hino Nacional foi executado pela evangelista Cláudia. Apresentaram-se em homenagem ao religioso também o Coral de Jerusalém, as cantoras Claudiane e Késia Tavars, os corais Arvoredo Cabula e Arvoredo IBA-Sede, e o grupo coreográfico da Arvoredo Arenoso.